WE ARE ABLE TO DO OUR BEST! “É das coisas, que os sonhos são feitos.” It is about things, that dreams are made." (William Shakespeare
terça-feira, agosto 26, 2025
"No one is the same as anyone else. Every human being is a unique stranger." (Carlos Drummond de Andrade)
"No one is the same as anyone else. Every human being is a unique stranger." (Carlos Drummond de Andrade)
We are becoming increasingly demanding, we like to remain silent because we need to listen to and respect ourselves. We feel we have to face a new reality every day, with a growing unease due to a feeling, or perhaps our own impression, that "human beings are very strange"—a phrase of uncertain authorship, or someone's reflection, upon noticing hypocrisy and a lack of empathy, such as the attitude of turning one's back on those in need of help. It is this so-called reality that is beginning to emerge, leaving us deeply concerned, as we are beginning to witness a regression in the values and principles we face. It's good to rethink this while we're alive! This singularity, and sometimes the irrationality and hypocrisy that make people "strange" in the eyes of others, tells us that this isn't a problem, but we're certain that something is wrong—but how can we know if we don't try to find a solution? As Albert Einstein said, "You cannot find the solution to a problem using the same consciousness that created the problem. You must raise your consciousness." The act of not giving up is not and never has been in question, as highlighted in quotes about persistence; it is what allows us to reach a solution, even if it takes time. There is a maxim of Socrates, which is worth remembering here: "I only know that I know nothing, and the fact of knowing this gives me an advantage over those who think they know something." This phrase exemplifies, in our opinion, the idea that recognizing ignorance is the first step in the search for knowledge and, consequently, a solution, the importance of a life with meaning and significance and the need to transform ourselves when we cannot change the circumstances that surround us. “ During our lives: We meet people who come and stay, others who come and pass.
“Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.”(Carlos Drummond de Andrade )
“Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.”(Carlos Drummond de Andrade )
Tornamo-nos cada vez mais exigentes, gostamos de estar em silêncio, porque precisamos de nos ouvir e de nos respeitar. Sentimos que temos de afrontar uma nova realidade todos os dias de hoje, com uma progressiva intranquilidade devido a sentirmos uma sensação, ou é impressão nossa, de que “os seres humanos estão muito estranhos”, frase de autoria incerta, ou a reflexão de alguém, ao notar hipocrisias e falta de empatia, como a atitude de virar as costas para quem precisa de ajuda. É essa chamada realidade que começa a emergir, deixa-nos muito preocupados, por começar a assistir a um retrocesso nos valores e nos princípios que nos deparamos. É bom repensarmos isto enquanto estamos vivos!
Esta singularidade e, por vezes, a irracionalidade e a hipocrisia que tornam as pessoas "estranhas" aos olhos de outras, dizem-nos que isso não é um problema, mas temos a certeza que algo está errado – mas como podemos saber caso não tentamos encontrar uma solução? Como disse na frase de Albert Einstein em que sugere, "não se pode encontrar a solução de um problema, usando a mesma consciência que criou o problema. É preciso elevar sua consciência". O acto de não desistir é que não está nem nunca esteve em causa, como destacado em frases sobre persistência, é o que permite que se chegue a uma solução, mesmo que demore. Há uma máxima de Sócrates, que se torna conveniente aqui relembrar : "Só sei que nada sei, e o facto de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.”
Esta frase exemplifica, na nossa opinião, a ideia de que o reconhecimento da ignorância é o primeiro passo para a busca do conhecimento e, consequentemente, duma solução, na importância de uma vida com sentido e significado e a necessidade de nos transformarmos quando não podemos mudar as circunstâncias que nos rodeiam.“ Durante a nossa vida: Conhecemos pessoas que vêm e que ficam, outras que vêm e passam. Existem aquelas que vêm, ficam e, depois de algum tempo, se vão. Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...”(Charles Chaplin)
sábado, agosto 23, 2025
“Nós somos as nossas escolhas. Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos.”(Jean-Paul Sartre)
“Nós somos as nossas escolhas. Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos.”(Jean-Paul Sartre)
Hoje vivemos num mundo em que “parece” que toda a gente tem uma opinião e algumas são mais informadas que outras, todos temos a noção, que nas “chamadas redes sociais” proliferam os “que sabem de tudo” e que “falam” ou “escrevem” sobretudo sem qualquer conhecimento ou saber, tendo por base apenas a sua opinião e que têm um papel crucial na formação da opinião publica e cada palavra conta!. Como disse Aristóteles:”O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.” Malucos sempre houve….e “não estamos no fim do mundo” ….já vivemos muitas mudanças….ou seja em cada momento da nossa vida há coisas que fazem mais sentido!
Uma das minhas máximas, é que “quem sobrevive não são os mais fortes, nem os mais inteligentes, mas os que se adaptam melhor às mudanças”, (Charles Darwin) por isso acho que essas coisas das “redes socias”, onde toda a gente tem o direito de opinar, vai acabar, numa era da chamada, “ Inteligência Artificial”, porque não se justifica que um “tonto qualquer” dê a sua opinião.
Nós descobrimos sempre a melhor maneira de lidar com as coisas! Temos a noção que esta é uma afirmação optimista sobre a capacidade humana de aprender e de se adaptar ás circunstâncias da vida e é uma crença na nossa própria resiliência e capacidade de superação. Como disse William Shakespeare: "Toda a experiência é uma lição, mesmo que não pareça."
Segundo a minha leitura, uma forma popular de dizer que se a pessoa não está preparada para a pressão ou para as condições adversas, é melhor ficar de fora, tem origem numa declaração do ex-presidente dos USA, Harry S. Truman, e popularizou-se como um ditado, frequentemente usada em contextos em que se discute a capacidade de uma pessoa de lidar com situações de stresse ou desafios: "Se não aguentas o calor, não entres na cozinha", o significa que, se alguém não consegue lidar com situações difíceis ou pressão, não se deve envolver em tarefas que exijam lidar com essas dificuldades.
Temos a perceção que é impossível ser forte o tempo todo. Nos altos e baixos da vida, teremos muitos momentos de tristeza e insegurança. Mas lembremo-nos de que eles só nos vão abater, se o permitirmos! Muitas vezes esta é a maneira de a vida nos ensinar lições muito valiosas que não teríamos aprendido de outra forma. “Nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respirar as nossas fraquezas.”(Clarice Lispector)
quarta-feira, agosto 13, 2025
"Lo único seguro en la vida es su fin."
"Lo único seguro en la vida es su fin."
Pero no tenemos ni idea de cuándo llamará a nuestra puerta ni nos sorprenderá a la vuelta de la esquina. Sabemos todo esto, pero intentamos olvidarlo, reprimir esta conciencia latente, omnipresente, incómoda e incluso desesperanzada. La frase, por lo tanto, no es una cita específica de un autor en particular, sino un resumen de un pensamiento común sobre la condición humana. Nos recuerda la importancia de disfrutar la vida, valorar el presente y afrontar la inevitabilidad de la muerte con consciencia y serenidad. Como diría William Shakespeare: "Nuestras dudas son traidoras y nos hacen perder lo que a menudo podríamos ganar, por miedo a aventurarnos."
Es cierto, hay días en que todo parece ir mal. A veces, vale la pena esforzarse más para superarlos. A veces, lo mejor es aceptar que el día no es tan bueno, esperar, tumbarse en la cama y esperar con ilusión el mañana, que será hermoso, ¡como todos merecemos! Pero los momentos pasan, y también los días. Así que seamos pacientes, y todo saldrá bien a su debido tiempo. Algunos dicen, como Henry Ford, en una cita atribuida a él: «El fracaso es simplemente la oportunidad de empezar de nuevo, esta vez con más inteligencia». La frase enfatiza la importancia de la resiliencia y de aprender de los errores, viendo el fracaso no como un punto final, sino como un nuevo y más sabio comienzo. Esta cita se usa a menudo para inspirar a las personas a perseverar ante los desafíos y a ver los fracasos como oportunidades de crecimiento y desarrollo personal.
Somos plenamente conscientes de que «la era de las verdades plurales ha terminado. Vivimos en la era de la mentira universal. Nunca hemos mentido tanto. Vivimos en mentiras, todos los días». Esta cita de José Saramago expresa una visión de la sociedad contemporánea, donde la multiplicidad de perspectivas y verdades («verdades plurales») ha dado paso a una época de predominio de la mentira, caracterizada por la difusión generalizada de información falsa o engañosa. Dado que la verdad se ve cada vez más oscurecida por la desinformación y la manipulación, lo que me molesta es que haya gente que se gana la vida con esto, difundiendo noticias falsas y rumores para engañar a los torpes, que, de hecho, muchos se creen y repiten los trucos. Peor aún, incluso se creen más listos que los demás... En otras palabras, esto se corresponde más o menos con esa "vieja máxima" de que la gente no oye (ni lee) lo que se le dice, sino lo que quiere oír (o leer). "El significado de las cosas no reside en las cosas en sí mismas, sino en nuestra actitud hacia ellas." Antoine de Saint-Exupéry
Pero no quiero que mis escritos se interpreten solo con tristeza. Sobre todo, quiero dejar un mensaje de esperanza. Creo y quiero creer que es posible, como dijo José Saramago: "Hay cosas que nunca se pueden explicar con palabras... todos sabemos que cada nuevo día es el primero para algunos y será el último para otros, y que, para la mayoría, es solo un día más o menos."
The only thing certain in life is its end."
The only thing certain in life is its end."
But we have no idea when it will knock on our door, or surprise us around any corner. We know all this, but we try to forget it, to push this latent, omnipresent, yet inconvenient and even despairing awareness behind our backs. The phrase, therefore, is not a specific quote from a specific author, but rather a summary of a common thought about the human condition. It reminds us of the importance of enjoying life, valuing the present, and dealing with the inevitability of death consciously and calmly. As William Shakespeare would have said: "Our doubts are traitors, and make us lose what we often might win, by fear to venture."
It's true, there are days when everything seems to go wrong. Sometimes, it's worth a greater effort to overcome those days. Sometimes, the best thing is to accept that the day is not so good, wait it out, lie in bed, and wait eagerly for tomorrow, which will be beautiful, as we all deserve! But moments pass, and so do days. So, let's be patient, and everything will work out in due time. Some say, like Henry Ford, in a quote attributed to him: "Failure is merely the opportunity to begin again, this time more intelligently." The phrase emphasizes the importance of resilience and learning from mistakes, seeing failure not as an end point, but as a new, wiser beginning. This quote is often used to inspire people to persist in the face of challenges and to view failures as opportunities for growth and personal development.
We are fully aware that "the time of plural truths is over. We live in the time of the universal lie. Never have we lied so much. We live in lies, every day." This is a quote by José Saramago, which expresses a vision of contemporary society, where the multiplicity of perspectives and truths ("plural truths") has given way to a period of predominance of lies, characterized by the widespread dissemination of false or misleading information. Since the truth is increasingly obscured by misinformation and manipulation, what bothers me is that there are people out there making a living from this, spreading false news and rumors to deceive the slow-witted, who are, in fact, many believe and repeat the tricks. Worse, they even think they're smarter than everyone else.... In other words, this more or less corresponds to that "old maxim" that people don't hear (or read) what they're told, but rather what they want to hear (or read). "The meaning of things lies not in the things themselves, but in our attitude toward them." Antoine de Saint-Exupéry
But I don't want my writings to be interpreted only with sadness. Above all, I want to leave a message of hope. I believe and want to believe that it is possible, as José Saramago said: "There are things that can never be explained in words. ...we all know that each new day is the first for some and will be the last for others, and that, for most, it is just a day more or less."
“A única coisa certa que temos na nossa vida é o seu final.”
“A única coisa certa que temos na nossa vida é o seu final.”
Mas, não fazemos nenhuma ideia quando nos baterá à nossa porta, ou nos surpreenderá numa qualquer esquina. Sabemos tudo isso, mas fazemos por nos esquecer, por atirar por detrás das costa essa consciência latente, omnipresente, mas inconveniente e desesperante até. A frase, portanto, não é uma citação específica de um autor, mas sim um resumo de um pensamento comum sobre a condição humana. Ela lembra-nos da importância de aproveitar a vida, valorizar o presente e lidar com a inevitabilidade da morte de forma consciente e serena. Como terá dito William Shakespeare : “As nossas dúvidas são traidoras e fazem-nos perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
É verdade, há dias em que tudo parece dar errado. Às vezes, vale a pena um maior esforço para vencer esses dias. Às vezes, o melhor é aceitar que o dia é menos bom, aguardar passar, deitar-se na sua cama e esperar ansiosamente pelo o amanhã, que será belo, como todos merecemos! Mas os momentos passam e os dias também. Portanto, sejamos pacientes, que tudo vai dar certo no momento certo. Há quem diga que, como Henry Ford, numa frase que lhe é atribuída: "O fracasso é apenas a oportunidade de começar de novo, desta vez de forma mais inteligente". A frase ressalta a importância da resiliência e da aprendizagem com os erros, vendo o fracasso não como um ponto final, mas como um novo começo com mais sabedoria. Essa citação é frequentemente utilizada para inspirar as pessoas a persistirem diante de desafios e a encararem os fracassos como oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Temos plena consciência que ,"o tempo das verdades plurais acabou. Vivemos no tempo da mentira universal . Nunca se mentiu tanto. Vivemos na mentira, todos os dias." é uma citação de José Saramago, que com ela expressa uma visão sobre a sociedade contemporânea, onde a multiplicidade de perspectivas e verdades ("verdades plurais") deu lugar a um período de predominância da mentira, caracterizado pela propagação de informações falsas ou enganosas e em larga escala. Sendo que a verdade está a ser cada vez mais obscurecida pela desinformação e pela manipulação. O que me “chateia” é que há por aí gente a viver disto, de espalharem notícias e boatos mentirosos para enganarem lerdinhos que até o são porque muitos acreditam e repetem as aldrabices, pior, ainda acham-se mais espertos que os outros….dito de outra forma, isto corresponde mais ou menos àquela “velha máxima” de que as pessoas não ouvem (ou leem) o que se lhes diz, mas sim o que querem ouvir (ou ler). “O significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim na nossa atitude em relação a elas.” Antoine de Saint-Exupéry
Mas não quero que entendam os meus escritos, apenas com tristeza, quero acima de tudo deixar uma mensagem de esperança, acredito e quero acreditar que é possível, como disse José Saramago: ”Há coisas que nunca se poderão explicar por palavras. ….todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia a mais ou menos um dia.”
sábado, agosto 09, 2025
La tarea más difícil de la vida es cambiarte a ti mismo." (Nelson Mandela)
"La tarea más difícil de la vida es cambiarte a ti mismo." (Nelson Mandela)
A veces, el silencio es muy difícil. Con los verdaderos amigos, no hay discusiones, solo enfados ocasionales. ¡Por eso la amistad perdura en instantes! Tengo una amiga, a quien tengo en alta estima, que siempre me dice: "Escribo demasiado en mis publicaciones...". Ya le he explicado que escribo "para mí"... sobre todo porque me da un propósito y refleja la importancia de encontrarle sentido a la vida, algo esencial para conectar con la verdad, la reflexión y la libertad. Como dijo el Papa Francisco: "Siempre es posible volver a empezar, incluso desde los escombros".
Soy plenamente consciente de que todo en la vida cambia; nunca sabemos qué nos deparará el mañana. A veces la vida es un regalo hermoso, y otras veces, este regalo implica pensar en qué hacer con él, ya que no lo esperábamos. En otras palabras, nunca dejes de creer en ti mismo, así como nunca dejes de aprovechar las oportunidades que te da la vida, incluso en los momentos difíciles. Al darle un propósito a nuestras vidas, debilitamos su capacidad emocional.
A veces, o casi siempre, hacemos demasiados planes y muy pocas promesas. Y las que hacemos, o escuchamos hacer, son poco creíbles. Pero debemos ser plenamente conscientes de que prometer “reorganiza y guía el presente”, prometer posibilita nuestro futuro: “de la nada”, con solo nuestra palabra, la promesa “crea un vínculo y un compromiso capaces de abarcar el tiempo y reunir, en una sola declaración, pasado, presente y futuro”. Si “sin futuro no hay promesas”, también podemos preguntarnos: “¿qué futuro podemos tener si no nos atrevemos a prometer nada?”. “El tiempo que tenemos no es corto, pero perdemos mucho”. La vida es lo suficientemente larga, y se nos da generosamente, para lograr las cosas más grandes, si la usamos bien”. (Séneca – Sobre la brevedad de la vida).
Una promesa puede establecer compromisos (y hacer posibles las traiciones, también humanas, tan humanas), “interrumpir el destino”, “afirmar con convicción una verdad que desafía el peso de la realidad”. Puede romper la impotencia del "valor de las palabras". Significa estar abiertos a reconocer cuánto desconocemos. Ser cuidadosos con las certezas que albergamos. Porque muchas de estas certezas son inciertas, como: "Es demasiado tarde para mí". "Quien no conoce el valor de las palabras no conocerá a los seres humanos... Si quieres predecir el futuro, estudia el pasado". (Confucio) También sé que el silencio sería una forma de rendirse. ¡Y no me rindo!
"The hardest task in life is to change yourself." (Nelson Mandela)
"The hardest task in life is to change yourself." (Nelson Mandela)
Silence is very difficult at times. With true friends, there are no arguments, only occasional sulks. That's why friendship continues within moments! There's a friend of mine, whom I hold in high regard, who always tells me, "I write too much on my posts..." I've already explained to her that I write "for myself"... above all because it gives me a sense of purpose and reflects the importance of finding purpose or meaning in life, an essential part of connecting to truth, reflection, and freedom. As Pope Francis said: "It is always possible to begin again, even from the rubble."
I am fully aware that everything in life changes; we never know what tomorrow will bring. Sometimes life is a beautiful gift, and at other times, this gift involves thinking about what to do with it, since we didn't expect it. In other words, never stop believing in yourself, just as you never stop seizing the opportunities life gives you, even in difficult times.” By giving our lives a purpose, we dull their emotional capacity.
Sometimes, or almost always, we make too many plans and too few promises. And the ones we make, or hear made, are hardly credible. But we must be fully aware that promising “reorganizes and guides the present,” promising enables our future: “out of nothing,” with just our word, the promise “creates a bond and a commitment capable of spanning time and bringing together, in a single declaration, past, present, and future.” If “without a future there are no promises,” we can also ask, “what future can we have if we dare not promise anything?” “The time we have is not short, but we lose much of it.” Life is long enough, and generously given to us, to accomplish the greatest things, if we use it well.” (Seneca – On the Shortness of Life.)
A promise can establish commitments (and make possible betrayals, also human, oh, so human), “interrupt destiny,” “affirm with conviction a truth that defies the weight of reality.” It can break the impotence of the “value of words.” It means being open to realizing how much we don’t know. Being careful with the certainties we hold in our minds. Because many of these certainties are uncertain, like: “It’s too late for me.” “He who does not know the value of words will not know human beings…. If you want to predict the future, study the past.” (Confucius) I also know that silence would be a form of giving up. And I don’t give up!!!!
“ A tarefa mais difícil da vida é mudar a si mesmo.“(Nelson Mandela)
“ A tarefa mais difícil da vida é mudar a si mesmo.“(Nelson Mandela)
O silêncio é muito difícil em determinados momentos. Com os verdadeiros amigos não há zangas, apenas , por vezes, amuos, por essa razão a amizade segue dentro de momentos! Há uma amigo meu, que muito considero, que me diz sempre que “eu escrevo demasiado nos meus postes…”., já lhe expliquei que eu escrevo “para mim”….acima de tudo porque me dá o sentido de viver e que reflete a importância de encontrar um propósito ou um significado para a vida, uma parte essencial de ligação à verdade, à reflexão e à liberdade, como disse o papa Francisco:” É possível sempre recomeçar, mesmo a partir dos escombros.”
Tenho plena consciência que tudo na vida muda, nunca sabemos o que o amanhã nos trará. Às vezes a vida é um belo presente, e noutros momentos esse presente implica em pensar no que fazer com ele, já que não estávamos à espera. Ou seja, nunca deixe de acreditar em si, assim como nunca deixe de aproveitar as oportunidades que a vida lhe dá, mesmo nos momentos difíceis.” Ao darmos à nossa vida um propósito, amortecemos a sua capacidade emocional. Se nossa vida tiver um propósito, viveremos cada minuto, cada dia, cada ano. As várias fases da vida constituem a sua beleza. Viver cada uma dessas fases é viver intensamente. “(Oscar Wilde)
Por vezes ou quase sempre fazemos muitos projectos e muito poucas promessas. E aquelas que fazemos, ou ouvimos fazer, são pouco ou nada credíveis. Mas, devemos ter plena consciência de que prometer “reorganiza e orienta o presente”, prometer permite o nosso futuro: “do nada”, só com a nossa palavra, a promessa “faz nascer um vínculo e um compromisso capazes de percorrer o tempo e de reunir, numa única declaração, passado, presente e futuro”. Se “sem futuro não há promessas”, também podemos perguntar “que futuro podemos ter se não nos atrevermos a prometer nada”. “Não é curto o tempo que temos, mas dele muito perdemos. A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a realização das maiores coisas, se a empregamos bem.”( Sêneca – Sobre a Brevidade da Vida.)
Uma promessa é capaz de estabelecer compromissos (e tornar possíveis as traições, também elas humanas, oh, tão humanas), “interromper o destino”, “afirmar convictamente uma verdade que desafia o peso da realidade”. De quebrar a impotência ao “valor da palavra”. Significa estar-se aberto a perceber o quanto não se sabe. Ter cuidado com as certezas que se tem, na nossa mente. Porque muitas dessas certezas são incertas, como por exemplo: “É demasiado tarde para mim.” “Quem não conhece o valor das palavras não saberá conhecer os humanos…. Se queres prever o futuro, estuda o passado.”(Confúcio) Também sei que o silencio seria uma forma de desistência. E eu não desisto!!!!
terça-feira, agosto 05, 2025
A menudo, solo necesitamos un momento de pausa para comprender quiénes somos y qué sentimos
A menudo, solo necesitamos un momento de pausa para comprender quiénes somos y qué sentimos. "¡Lo que importa no es quién ha estado en tu vida más tiempo, sino quién llegó de la nada y nunca se fue!" (anónimo). Nunca podemos olvidar que solo lo que perdura en el tiempo es verdad.
Quizás por eso, la mayoría de las veces, elegiría un perro (tengo uno... Junior) antes que a cualquiera que haya conocido, o mejor dicho (creía conocer). Los perros no hacen promesas que no cumplirán, no dicen una cosa y quieren decir otra. Simplemente aparecen, sin preguntas, sin dudar. La lealtad de un perro no depende de cómo seas ni de adónde vayas en la vida; simplemente están contigo toda la vida. Los humanos, en cambio, siempre tienen algún ángulo, alguna expectativa, tras sus palabras. Dios ha dado a los animales un conocimiento que supera nuestra capacidad de visión: Saben de forma innata cómo vivir, precisamente lo que nos obliga a esforzarnos por aprender. (Margaret Atwood)
¿Pero un perro? Están ahí en la quietud, en el desorden, la confusión o la desorganización sin necesidad de una razón. Hay una sencillez en su presencia, una lealtad que la gente parece malinterpretar. En un mundo lleno de incertidumbre, los perros son los únicos que nunca se rinden ni flaquean ante las tormentas que llegan y que siempre eligen la esperanza por encima del miedo.
La famosa cita de Bento de Jesus Caraça: «Si no temo al error, es porque siempre estoy dispuesto a corregirlo», una frase que busca reflejar una actitud hacia los errores que todos cometemos, mostrando que lo importante no es evitarlos, sino tener la voluntad y la capacidad de reconocerlos y corregirlos, aprender de ellos y seguir adelante. Cometer errores no es el final del camino, sino una parte inevitable y enriquecedora del recorrido. ¡Solo así crecemos, nos volvemos más fuertes y mejores! Solo quienes se arriesgan a grandes cosas, que otros consideran excesivas, pueden descubrir hasta dónde se puede llegar. (T.S. Eliot - Thomas Stearns Eliot) Debemos ser conscientes de la importancia del impacto emocional que tenemos en los demás, ya que las experiencias emocionales tienden a ser más duraderas que los recuerdos de palabras o acciones específicas, y que nuestras interacciones con los demás tienen un impacto duradero, y que las emociones que evocamos en las personas son más memorables que los detalles específicos de nuestras palabras o acciones. "Hemos aprendido que las personas olvidarán lo que dijimos, olvidarán lo que hicimos, pero nunca olvidarán cómo las hicimos sentir." (Maya Angelou - seudónimo de Marguerite Ann Johnson, escritora, poeta y activista estadounidense)
Often, all we need is a moment of pause to understand who we are and what we feel
Often, all we need is a moment of pause to understand who we are and what we feel. "What matters isn't who's been in your life the longest; it's who arrived out of nowhere and never left!" (anonymous) We can never forget that only that which stands the test of time is true.
Perhaps that's why, more often than not, I'd choose a dog (I have one...Junior) over anyone I've ever known, or rather (thought I'd known). Dogs don't make promises they won't keep, they don't say one thing and mean another. They simply appear, without questions, without doubt. A dog's loyalty isn't conditional on how you are or where you're going in life; they are simply with you for the duration of your life. Humans, on the other hand, always have some angle, some expectation, peeking behind their words. "God has given animals a knowledge that surpasses our power to see: They know innately how to live, the very thing that requires us to work to learn." (Margaret Atwood)
But a dog? They are there in the quiet, in the disorder, confusion, or disorganization without needing a reason. There is a simplicity in their presence, a kind of loyalty that people seem to misunderstand. In a world full of uncertainty, dogs are the only ones who never back down or waver in the face of the storms that come and who always choose hope over fear.
Bento de Jesus Caraça's famous quote: "If I do not fear error, it is because I am always ready to correct it," a phrase that seeks to reflect an attitude toward the mistakes we all make, showing that the important thing is not to avoid mistakes, but rather to have the willingness and ability to recognize and correct them, learn from them, and move forward. Making mistakes is not the end of the road, but an inevitable and enriching part of the journey. Only then do we grow and become stronger and better! "Only those who risk going to great lengths, which others consider too far, can discover how far one can go." (T.S. Eliot - Thomas Stearns Eliot) We must be aware of the importance of the emotional impact we have on others, as emotional experiences tend to be more lasting than memories of specific words or actions, and that our interactions with others have a lasting impact, and that the emotions we evoke in people are more memorable than the specific details of our words or actions. "We have learned that people will forget what we said, they will forget what we did, but they will never forget how we made them feel." (Maya Angelou - pseudonym of Marguerite Ann Johnson, who was an American writer, poet, and activist)
Muitas vezes, tudo o que precisamos é de um momento de pausa para entender quem somos e o que sentimos!
Muitas vezes, tudo o que precisamos é de um momento de pausa para entender quem somos e o que sentimos. “O que importa não é quem está na nossa vida há mais tempo; é quem chegou do nada e nunca mais se foi embora!” (anónimo) Nunca podemos esquecer que só é verdadeiro aquilo que resiste ao tempo.
Talvez seja por isso que a maioria das vezes, escolheria um cão (tenho um …o Júnior) em vez de qualquer pessoa que eu já conheci ou melhor (julguei ter conhecido). Os cães não fazem promessas que não vão cumprir, não dizem uma coisa e significam outra. Eles simplesmente aparecem, sem perguntas, sem dúvidas. A lealdade de um cão não está no condicional de como estás ou para onde estás a ir na vida, eles estão apenas contigo durante todo o tempo da sua vida. Os seres humanos, por outro lado, têm sempre algum ângulo, alguma expectativa, espreitando por trás das suas palavras. “Deus ofereceu aos animais um saber que supera nosso poder de ver: Eles sabem de um modo inato como viver, aquilo que nos exige trabalho para aprender.”( Margaret Atwood)
Mas um cão? Eles estão lá no sossego, na desordem, confusão ou falta de organização sem precisar de um motivo. Há uma simplicidade na presença deles, um tipo de lealdade que as pessoas parecem não compreender. Num mundo cheio de incertezas, os cães são os únicos que nunca recuam nem vacilam perante as tempestades que vierem e que escolhem sempre a esperança e não o medo.
A famosa frase de Bento de Jesus Caraça: "Se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo" , frase que procura reflectir uma postura diante dos erros que todos cometemos, mostrando que o importante não será o evitar os erros, mas sim ter a disposição e a capacidade de reconhecê-los e corrigi-los, aprender com eles e seguir em frente. Errar não é o fim do caminho, mas uma parte inevitável e enriquecedora da caminhada. Só assim, é que crescemos e nos tornamos fortes e melhores! “Somente aqueles que se arriscam a ir longe, que outros consideram demais, podem descobrir o quão longe alguém pode ir.”(TS Eliot- Thomas Stearns Eliot)Temos que ter a noção da importância do impacto emocional que causamos nas outras pessoas, pois as experiências emocionais tendem a ser mais duradouras do que lembranças de palavras ou ações específica, e de que nossas interações com os outros têm um impacto duradouro, e que as emoções que despertamos nas pessoas são mais memoráveis do que os detalhes específicos das nossas palavras ou acções. “Aprendemos que as pessoas vão esquecer o que dissemos, vão esquecer o que fizemos, mas nunca vão esquecer como as fizemos sentir.”(Maya Angelou - pseudônimo de Marguerite Ann Johnson , que foi uma escritora, poetisa e ativista dos Estados Unidos)
segunda-feira, agosto 04, 2025
Quienes viven en laberintos anhelan el camino. Lo bueno del camino es que tiene retorno. Para un viaje sin retorno, el tiempo basta. (Mia Couto)
Quienes viven en laberintos anhelan el camino. Lo bueno del camino es que tiene retorno. Para un viaje sin retorno, el tiempo basta. (Mia Couto)
Al despertar, recuerda que el día es una nueva oportunidad para que tu vida en esta tierra valga la pena. Hay quienes dicen, lo leí en alguna parte, que «la vida es un gran viaje lleno de altibajos, pero depende de nosotros elegir cómo afrontarlo». De hecho, hay momentos en los que, por desear con tanta desesperación que algo suceda, ¡ni siquiera nos damos cuenta de que son ilusiones! Cuando estas desaparecen o terminan, volvemos a la realidad, y con ello, gran parte de lo que existía desaparece. Los efectos que siempre surgen de estas situaciones pueden tener impactos menos positivos (algunos aceptan lo negativo y los fracasos), y es en estos momentos que no podemos «dejarnos vencer». Según una famosa cita atribuida a Winston Churchill, debemos recordar siempre que «el coraje es la primera de las cualidades humanas porque garantiza todas las demás».
En cualquier caso, debemos darnos cuenta —lo hemos hecho en «los tiempos de las percepciones»— de que nuestras vidas están llenas de Altibajos. Quienes carecen de la voluntad, el coraje, la confianza en sí mismos y la fuerza para levantarse tras una eventual "derrota" están condenados a la derrota eterna. Hay una cita famosa atribuida a Marguerite Duras: "Hay ilusiones que se parecen a la luz del día; Cuando terminan, todo lo que las acompaña desaparece." Esta frase busca reflexionar sobre cómo las ilusiones, que parecen tan reales como la luz del día, desaparecen por completo al terminar, llevándose consigo todo lo que las asociaba.
Y en resumen, podemos reflexionar que "somos reemplazables en lo que hacemos, no en lo que somos" es un poderoso recordatorio de nuestra individualidad y la importancia de valorar nuestra esencia más allá de nuestras acciones y logros, y de buscar un significado más profundo en nuestras vidas, reconociendo que nuestro valor no solo reside en lo que hacemos, sino en quiénes somos. Y en este sentido, Sophia de Mello Breyner Andresen, en un verso del poema "Nesta Hora" (En esta hora), contiene la frase: "El demagogo dice la mitad de la verdad". Un demagogo, en lugar de decir toda la verdad, selecciona y presenta solo una parte de ella, intentando manipular y controlar a la gente con medias verdades.
"El demagogo dice la mitad de la verdad,
y el resto juega con habilidad,
porque crees que la gente solo piensa a medias,
porque tú... Piensan que la gente no percibe ni sabe."
"Nuestra mayor gloria no reside en no caer nunca, sino en levantarnos de nuevo después de cada caída." (Oliver Goldsmith)
(En portugués, "ilusión" se refiere a un engaño de los sentidos o de la mente, que lleva a una percepción errónea de la realidad. Puede ser una mala interpretación de un hecho o una situación, o incluso una esperanza vana o irrealizable. En términos más generales, la ilusión puede ser un error, un engaño o un fraude, así como una fantasía o una ensoñación.)
Those who live in labyrinths hunger for the path. The good thing about the path is that it has a return. For a journey without a return, time is enough." (Mia Couto)
Those who live in labyrinths hunger for the path. The good thing about the path is that it has a return. For a journey without a return, time is enough." (Mia Couto)
When you wake up, remember that the day is another opportunity given to you to make your life on this earth worthwhile. There are those who say, I read it somewhere, that "life is a great journey full of ups and downs, but it is up to us to choose how to face it." In fact, there are times when, because we so desperately want something to happen, we don't even realize they're illusions! When these disappear or end, we come crashing back down to earth, and with that, much of what existed disappears. The effects that always arise from these situations can have less positive impacts (some people accept negatives and failures), and it's in these moments that we can't "let ourselves get down"! According to a famous quote attributed to Winston Churchill, we must always remember that "courage is the first of human qualities because it guarantees all others."
In any case, we must realize—we have in "the times of perceptions"—that our lives are full of ups and downs. Those who lack the will, courage, self-confidence, and strength to rise after an eventual "defeat" are doomed to be eternally defeated. There's a famous quote attributed to Marguerite Duras: "There are illusions that resemble daylight; When they end, everything with them disappears." This phrase seeks to reflect on how illusions, which seem as real as daylight, disappear completely when they end, taking with them everything they were associated with.
And in another sentence, in summary, we can reflect that "we are replaceable in what we do, not in what we are" is a powerful reminder of our individuality and the importance of valuing our essence beyond our actions and achievements and seeking a deeper meaning in our lives, recognizing that our value lies not only in what we do, but in who we are. And in this sense, Sophia de Mello Breyner Andresen, in a verse from the poem "Nesta Hora" (In This Hour), contains the phrase "The demagogue tells half of the truth." A demagogue, instead of telling the whole truth, selects and presents only a part of it, trying to manipulate and control people through half-truths.
"The demagogue tells half of the truth,
And the rest plays skillfully,
Because you think the people only think half,
Because you think the people neither perceive nor know."
"Our greatest glory lies not in never falling, but in rising again after every fall." (Oliver Goldsmith)
(In Portuguese, "illusion" refers to a deception of the senses or the mind, leading to a misperception of reality. It can be a misinterpretation of a fact or situation, or even a vain or unrealizable hope. In broader terms, illusion can be a mistake, deception, or fraud, as well as a fantasy or daydream.)
uem vive em labirintos tem fome do caminho. O bom do caminho é haver volta. Para ida sem vinda basta o tempo."(Mia Couto)
Quem vive em labirintos tem fome do caminho. O bom do caminho é haver volta. Para ida sem vinda basta o tempo."(Mia Couto)
Ao acordar lembre-se que o dia é mais uma oportunidade dada para que possa fazer que a sua vida nesta terra possa valer a pena. Há quem diga, li em qualquer lado que, “a vida é uma grande viagem cheia de altos e baixos, mas cabe a nós escolhermos como enfrentá-la.” Na verdade, existem momentos que, por ser algo que queremos muito que aconteçam, que nem nos apercebemos que são ilusões!!!! Quando estas desaparecem ou acabam, caímos na realidade e com isso desaparece muito o que existia. Os efeitos que sempre advém dessas situações podem ter impactos menos positivos, (há quem aceite negativos e fracassos) e é nesses momentos que não nos podemos “deixar ir abaixo”! Segundo uma frase famosa atribuída a Winston Churchill devemos sempre relembrar que, "a coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras".
De qualquer modo temos de ter uma perceção, temos nos “tempos das perceções”, que a nossa vida é cheia de altos e baixos. Aqueles(as) que não tem vontade, coragem, autoconfiança e força para se levantar após uma eventual “derrota”está fadado(a) a ser um eterno derrotado(a).Há uma frase famosa atribuída a Marguerite Duras: "Há ilusões que se parecem com a luz do dia; quando acabam, tudo com elas desaparece." . Esta frase procura refletir sobre como as ilusões, que parecem tão reais quanto a luz do dia, desaparecem completamente quando terminam, levando consigo tudo o que estavam associadas.
E noutra frase em resumo, podemos reflectir que "somos substituíveis no que fazemos, não no que somos" é um lembrete poderoso da nossa individualidade e da importância de valorizar a nossa essência além das nossas acções e realizações e a buscar um significado mais profundo nas nossas vidas, reconhecendo que nosso valor reside não apenas no que fazemos, mas em quem somos. E nesse sentido, Sophia de Mello Breyner Andresen num verso do poema "Nesta Hora “ consta uma frase "O demagogo diz da verdade a metade". Um demagogo, ao contrário de falar a verdade completa, seleciona e apresenta apenas uma parte dela, tentando manipular e controlar as pessoas através de meias verdades.
“O demagogo diz da verdade a metade,
E o resto joga com habilidade,
Porque pensa que o povo só pensa metade,
Porque pensa que o povo não percebe nem sabe.”
"A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”( Oliver Goldsmith )
(Em português, "ilusão" refere-se a um engano dos sentidos ou da mente, levando a uma percepção errônea da realidade. Pode ser um erro de interpretação de um fato ou situação, ou ainda uma esperança vã ou irrealizável. Em termos mais amplos, ilusão pode ser um engano, logro ou fraude, bem como uma fantasia ou devaneio.)
Subscrever:
Comentários (Atom)