quinta-feira, maio 07, 2020

“Não esqueça do poder das palavras. Saiba usá-las com sabedoria!”(proverbio indiano)


“Não esqueça do poder das palavras. Saiba usá-las com sabedoria!”(proverbio indiano)

Não posso ficar calado….não posso cobardemente ficar aqui no meu canto, tudo isto é de facto “repugnante num politico” que pretende vir s ser um dia primeiro ministro e, com esta postura demonstrou que não serve para governar e  está apenas a fazer, não oposição como era seu dever, mas a “abandalhar o serviço que devia prestar” mostra que é uma pessoa sem escrúpulos e sentimentos para com os portugueses e incapaz de tomar medidas rápidas para salvar vidas e desconhece a legislação sobre estados de emergência e calamidade.
Não deixa de ser muito estranho, outros dirão que será um modo “repugnante de fazer politica” que no dia em que a Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional realçam a postura e as medidas de politica em Portugal, que no meio do ”dilúvio orçamental trazido pela pandemia, Bruxelas coloca Portugal entre os que melhor resistem, que “o agravamento do défice previsto pela Comissão para Portugal é o terceiro mais curto em toda a zona euro.” Uma visão positiva das finanças públicas que também é motivada pelo facto de o país ter um pacote de medidas anticrise com um impacto relativamente modesto no orçamento medidas de combate à pandemia de dimensão relativamente reduzida e uma economia que se projecta poder resistir melhor à crise do que a média da zona euro. Seja neste preciso momento que o presidente do PSD, senhor Dr. Rui Rio,   venha “acusar o governo e em particular a ministra da saúde de ter feito compras por ajuste directo sem passar por concursos públicos e, mais grave ainda ,” mentido dizendo que foi a empresas chinesas”, pois sabe muito bem que das compras a mais de 20 empresas, todas são portuguesas.
Mas de maior gravidade para um politico, neste momento é o completo desrespeito pela família de mais de um milhar de mortos, quantos seriam mais de o governo não tem tomado estas medidas? Desconhecendo os milhares de recuperados, os mais de 500 mil testes efectuados, o mais de um milhão de testes em stock, o material médico e hospitalar, quando há técnicos de saúde que admitem a possibilidade de novos surtos porque são várias as estirpes e filiações que estão em actividade em Portugal e em todo o mundo.
O senhor Dr. Rui Rio devia saber que  não há uma única pessoa que não queira ser imediatamente tratada se for infectada pelo vírus e para isso não quer e não pode  esperar pela prévia autorização do Tribunal de Contas, das Finanças ou de outros burocratas, que demorava sempre mais de 90 dias, isto é teriam morrido milhares de portugueses!
É tempo de dizer basta a um conjunto de “opinadores políticos”, como agora o senhor Dr Rui Rio, sem escrúpulos e vergonha, por favor estejam calados, não escrevam sobre o que o governo deve ou não fazer, foram  incompetentes, nem quero imaginar como o país estava se ainda fossem governo… tentaram destruir o Serviço Nacional de Saúde.
Os senhores são intelectualmente desonestos, os senhores são os principais responsáveis pelo renascimento dos populismos neste país. Mentem, falam e escrevem do que não sabem, manipulam e são fracos! Deixem de ser hipócritas! Tenham vergonha, respeitem quem realmente precisa de ajuda. Que a crise acabe de vez com estes oportunistas sem escrúpulos.