terça-feira, fevereiro 06, 2007

Os principios , as ideias e uma visão para o futuro!

Devemos ser sempre solidários, sobretudo com as pessoas que nos elegeram, para em seu nome preservarmos sempre a defesa dos interesses do nosso Municipio.
Assim a adesão a lógicas intermunicipais nunca se podem sobrepor aos interesses dos cidadãos do nosso Municipio.
Relembrar aqui que aqueles que intuem a vida como uma realidade inamovivel, trocando qualidades e desafios pelo comodismo de querer manter tudo na mesma, serão sempre os derrotados.

UM DIAGNÓSTICO PROSPECTIVO : A melhoria das condições materiais e ambientais das moradias; a revitalização de actividades, patrimónios e culturas tradicionais agrícolas; o fortalecimento do tecido produtivo local, criando novas oportunidades de emprego no turismo, nos serviços de proximidade, no artesanato, na gastronomia; enfim, a valorização humana, ambiental e produtiva dos espaços rurais, a qualificação dos espaços e recursos humanos educacionais, são acções essenciais para viabilizar económica e socialmente o mundo rural. A articulação das aldeias e espaços rurais com os sistemas urbanos, valorizando as complementaridades, a par de normas estritas para a transformação do uso dos solos, são condições essenciais do ordenamento e qualificação do território.
Alguns dos projectos estratégicos, para serem considerados no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico 2007-2013) - ·

"a MISSÃO, a VISÃO e os OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS"

1. PROJECTO INTERMUNICIPAL DE RECUPERAÇÃO AGRO-AMBIENTAL E TURISTICO DA RIBEIRA DE MUGE - a ribeira de Muge, nasce no concelho da Chamusca, atravessa todo o concelho de Almeirim e vai desaguar ao Tejo no concelho de Salvaterra de Magos, encontra-se em situação de completo abandono e necessidade de uma intervenção de limpeza, desassoreamento e recuperação ambiental, com a criação de praias fluviais ( Parreira, Marianos, Paços dos Negros, Raposa e Muge), açudes para apoio aos agricultores , desenvolvimento de culturas hortofruticolas biológicas e piscicultura e agro-turismo, estudos de projectos turísticos, a serem integrado no âmbito de parcerias publico privadas (ppp) ( INATEL e Câmaras Municipais e privados) ( hotelaria, restauração e turismo terceira idade, pousada turística para aposentados e para cuidados de saúde e recuperação fisica , desportos etc)
2. Projecto estratégico de criação de uma infra-estrutura para CENTRO DE NEGÓCIOS - Um Centro de Negócios (, integrando gabinetes de apoio, um auditório, salas de reuniões e área de exposições )como um polo dinamizador do Parque Empresarial de Almeirim, como um factor decisivo para a atracção de mais empresas, e gerador com sustentabilidade, de postos de trabalho e motivador na implementação de parcerias com privados !
3. Retomar o projecto de construção do Palácio da Justiça de Almeirim, projecto intermunicipal, como forma de melhorar o serviço público de justiça nos respectivos Municípios abrangidos por este essencial e de interesse publico.
4.Candidatura a um Investimento privado numa Central de Biomassa a instalar no nosso Município trata-se de uma candidatura inserida no programa do Governo para esta área, para além do seu enquadramento nas novas tecnologias, trata-se de um investimento em postos de trabalho tecnologicamente avançados
5.Lançamento do projecto FINICIA para o concelho de Almeirim ou aberto a intermunicipal ( Coruche, Alpiarça e Salvaterra) envolvendo várias parcerias publico privadas, em especial no apoio e desenvolvimento de projectos de economia verde e tecnologia inovadora horto-frutícolas e vinícolas.
6.Lançamento de um projecto de reabilitação urbana para o Município de Almeirim, com especial incidência na cidade de Almeirim, com recurso a parcerias publico privadas, decorrente de concurso público de escolha dessas entidades privadas, potenciando deste modo, uma melhoria ambiental e de requalificação na cidade de Almeirim e aproveitando a descida do IVA de 21% para 5% para estes empreendimentos
7.Lançamento de um projecto de construção a custos controlados de modo a combater a exclusão social e fomentar a aquisição de casa própria , em especial para os casais jovens.
8. Estudo e criação de um projecto estratégico integrado da rede viária do Município de Almeirim , de envolvimento interno e externo ( interligado aos Municípios vizinhos e compatibilizado com as acessibilidades de todo o Municipio)
9. Estudo dum projecto integrado e intermunicipal de levantamento das necessidades de saneamento e abastecimento de água com vista a desenvolver de forma progressiva e adequada, á satisfação de necessidades básicas das populações.
10. Recuperação e manutenção de edifícios e monumentos históricos no Município, fontes com grandes tradições populares, “passarinhal” na Qta S.Miguel, igrejas de tradição popular, alterando a estratégia de construção nos terrenos de aptidão agrícola, para a reabilitação do parque habitacional existente etc.

Frase do dia!

"É impossível fazer qualquer coisa à prova de tolos, porque os tolos são muito engenhosos"