terça-feira, setembro 17, 2019

Sonhos são projectos que fazemos para construir a realidade.

Sonhos são projectos que fazemos para construir a realidade.

 “Sou sempre eu mesmo, mas com certeza não serei o mesmo para sempre...”(Clarice Lispector)

Quando conversamos com alguém, sempre acontece que há pessoas que dizem coisas e outras que transmitem ideias. Na verdade quando dizem coisas parece-nos que é sempre uma perda de tempo, para os dois ou para um grupo, mas de facto, há muitas situações assim, ou porque não há nada de interessante para dizer ou porque não há nada de interessante para perguntar. No tocante aquelas que nos transmitem ideias, é e será sempre um exercício saudável de conversação, que tem efeitos didácticos e respeita a inteligência, de quem fala e de quem escuta! A razão é muito simples pois acrescenta conhecimento, soma saber e é a prova de que a união do saber com a experiencia é uma valor absoluto que não se pode substituir por outro qualquer. Como disse Nicolau Maquiavel: “Poucos vêem o que somos, mas todos vêem o que aparentamos.”
 A este propósito creio que constitui sempre uma surpresa quando a vida nos mostra situações das quais jamais imaginamos viver. Talvez possamos viver situações semelhantes, mas a realidade é que não nos lembramos de tudo exactamente ao certo como aconteceu. Temos opiniões bem formadas a respeito de tudo. Temos uma mente aberta, pelo menos a minha julgo que é, querendo sempre, pelo menos é o que afirmamos, quebrar tabus impostos pela sociedade. Mas temos somente essa oportunidade para fazer desta vida, uma , duas, três ou “até mais vidas”! Ou pelo menos julgamos isso! O mais incrível disto tudo é que, de facto, temos que fazer tudo na nossa própria vida. … em certos momentos julgamos que não…mas temos apenas uma vida para viver. Aliás, não teria graça voltar e fazer tudo de novo.  Como disse Fernando Pessoa:Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. Aparte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
Mesmo com as minhas ideias e ideais por vezes condenadas por alguns poucos e admiradas por alguns  muitos, pelo menos é essa a minha convicção, vou seguindo a minha vida da maneira que me parece a mais acertada,  e que nesta estrada que sigo, o piso está certo! Todos sabemos que há pessoas que olham para o caminho todo e parece tão longo e difícil que nem dão sequer um primeiro passo! Na verdade um caminho longo e difícil é percorrido com passos curtos e fáceis. Muitas pessoas não sabem disto e desperdiçam as suas vidas sem chegarem a lugar nenhum. No entanto, temos de entender que o mais importante é que quanto mais difícil nos leva a superar as dificuldades, maior é a solidez do alcançado e a lição que nos fica dessas situações. “Não tente achar um atalho, porque não há atalhos. O mundo é uma luta, é árduo, é uma tarefa penosa, mas é assim que a pessoa chega ao pico.”(Osho)
No nosso caminho encontramos amigos, alguns menos amigos, (há quem considere inimigos) e certamente, talvez, muitos lugares. Tudo se guarda na bagagem da vida. Para que quando aberta, nós possamos dizer: Valeu a pena lutar e ter carregado isto. A vida é algo que nunca será descoberta. Ainda sim, temos que fazer dela uma verdadeira incógnita, para que nunca seja descoberto o verdadeiro segredo de como viver. Pensando bem, o segredo está dentro da gente. Basta querer “enxergar” o que nos rodeia. Como disse Augusto Cury: “Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” É por isso que, basta concentrarmo-nos um pouco para percebermos que nada mais é preciso para fazer uma viagem, por muito longa que a mesma seja, de que pôr um pé à frente do outro, e de que não precisamos de ver a estrada toda para darmos o próximo passo! “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos“. (Charlie Chaplin 1889 – 1977)

Hoje dia 17 de Setembro