sábado, outubro 05, 2019

“Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonhos.”(Fernando Pessoa)


“Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonhos.”(Fernando Pessoa)

“Todo o conhecimento, a totalidade de todas as perguntas e de todas as respostas está contida no cão”. (Franz Kafka)
  
Tenho  que reconhecer que com o meu cão já aprendi várias coisas. Com ele aprendi a recomeçar todos os dias, pois percebi que, lamentar e remoer o passado de nada nos vai valer….com ele aprendi a levantar-me todos os dias, bem mais cedo não só para lhe dar de comer, como para ele poder dar o seu primeiro passeio do dia e eu poder e aproveitar para reflectir e pensar que “o novo dia” pode ser muito melhor que o anterior….pois já  percebi que, temos que acreditar em nós e que apesar de “não encontrar ninguém nesta vida por um acaso, cada pessoa é um teste, uma lição ou um presente”, podemos alterar muito da nossa vida, basta olharmos para os nossos cães. Quem sonha, tem mais força para correr atrás do que quer, e sendo assim tenha os seus objectivos certos na vida e tenha determinação para seguir sempre em frente. Não deixe de sonhar nunca e não deixe que nada interrompa seus sonhos! Como diz Cesar Millan: “Os nossos cães estão à frente dos nossos olhos, todos os dias, e mostram-nos através de cada uma das suas acções uma forma melhor de viver”.     
Como todos devíamos ter a noção a vida não é apenas cor de rosa e meu cão sabe disso; no entanto, é capaz de perdoar qualquer erro ou qualquer “explosão menos correcta” e seguir em frente, porque há uma ligação muito maior que nos une para sempre. Como disse São Bernardo “Quem me ama, ama também meu cão”. Este é um princípio que quero seguir e é inegociável.
Na nossa caminhada diária o meu Júnior, como muitos outros cães não só aproveita, para brincar por um tempo, como  é muito  paciente e agradece essa minha disponibilidade, além disso, todos os dias reserva um tempo, o seu tempo, para explorar e se exercitar, não passa um dia inteiro sem fazer isso, mesmo que seja por pouco tempo. Quanto passeio o meu cão, ele não se importa para onde está a ir passear, está feliz de estar comigo e sabe valorizar o tempo. Não há nada que me faça sorrir mais do que vê-lo feliz porque vamos sair para passear. Se, tivermos atenção vemos que os cães também tem suas ansiedades e preocupações, mas desfrutam e tentam viver intensamente, cada momento que a vida lhes proporciona. “O único amigo desinteressado que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona, o único que nunca mostra ingratidão ou traição, é o seu cão.” (George Graham Vest)
 O rei da Prússia Frederico, o Grande, afirmava: "Quanto mais entendo os seres humanos, mais gosto do meu cão". Do escritor alemão Carl Zuckmayer é a frase "A vida sem um cão é um equívoco". E o actor Heinz Rühmann saiu com a seguinte variação: "Claro que é possível viver sem cão– só não vale a pena". Já o humorista alemão Loriot afirmava: "Uma vida sem um cão  é possível, mas não tem sentido".  Todos vamos morrer. Não podemos escolher como ou quando. Mas podemos decidir como iremos viver. Então, faça isso. Decida! Essa é a vida que você quer viver? Essa é a pessoa que quer amar? Esse é o melhor que você pode ser? Você consegue ser mais forte? Mais gentil? Ter mais compaixão? Decida! Inspire. Expire. E decida.”( Richard Webber)