domingo, setembro 14, 2008

É um imperativo moral

Um dos maiores problemas ambientais que ameaçam o nosso País é sem sombra de dúvida a constante desflorestação e os seus efeitos sobre a biodiversidade e o aquecimento global . Todos sabemos ou deviamos saber que a floresta é responsável pelo armazenamento de enormes quantidades de dióxido de carbono que é , como muito bem se deve lembrar, o principal gás com efeito estufa. ( devido aos enormes incêndios que desvastou a zona da Chamusca hoje estamos a " sofrer" bastante com o efeito de graves consequências para a saúde com as elevadas concentrações de ozono ).
Sabemos que a protecção da floresta é um imperativo económico , politico e social , já que a ausência de medidas acarretará consequências tremendas em todas estas áreas. ( desertificação , falta de água, contaminação quimica etc) . No entanto, há hoje uma vertente que é muito pouco falada - a protecção ambiental é também um imperativo de ordem moral .

Se roubar um envelope com o ordenado de alguém é considerado não só errado como para o povo será "um ladrão" ! Então como devemos considerar alguém que conscientemente destrói milhares de árvores que vai afectar a vida de milhares de pessoas ?

Para reflexão

Agora já há muita gente a achar que isto é uma questão de tempo. Há sempre um dia em que as pessoas percebem que isto não pode ser de outra maneira.
Podem crer que isso não me dá nenhum prazer ! Dá-me prazer o respeito, a lealdade, o rigor a transparência e poder trabalhar em conjunto.