segunda-feira, outubro 28, 2019

“O sonho representa a realização de um desejo"(Sigmund Freud)


“O sonho representa a realização de um desejo.” (Sigmund Freud)

Eu quero sentir a minha vida enquanto eu estou nela.”(Meryl Streep)

Tudo na vida tem um propósito e nada, mesmo nada, acontece por acaso! Quando o mundo era desconhecido, o primeiro explorador que descobrisse um território podia reclamá-lo como seu. Como a riqueza é medida em terras, houve muitos exploradores que ficaram imensamente ricos. Contudo essa regra não deixou de entrar em vigor, é uma lei universal: o território que descobrires é teu. Com alguém já disse, “se uma oportunidade não bate á nossa porta, temos que construir nós essa porta!”. Então imagina que estás diante de duas opções. Uma leva-te ao desconhecido, outra mantém-te na tua zona de conforto. Em princípio tu irás querer ficar no terreno que já conheces. É natural. Mas, em princípio também, a opção pelo desconhecido irá aumentar o teu território. Não te esqueças que todo o território que alcançares fica teu. É assim que é feita toda a aprendizagem e todo o desenvolvimento pessoal: desafiando as próprias limitações, medos, inseguranças e expandindo o seu território, aumentando a área da tua zona de conforto. Agora vou dizer-te o segredo para ultrapassares o medo do desconhecido: é impossível perderes-te. Qualquer sítio onde fores parar é somente mais uma divisória da tua casa que estás a descobrir. És um explorador verdadeiro que se vai descobrindo a si mesmo. Repara bem na tua vida. Cada pensamento e cada acção que tens, constrói ou uma parede ou uma porta. A escolha é e será sempre a tua.    Como escreveu  Richard Bach:Nada acontece por acaso. Não existe a sorte. Há um significado por detrás de cada pequeno acto. Talvez não possa ser visto com clareza imediatamente, mas sê-lo-á antes que se passe muito tempo.”
Tudo tem uma razão de ser, nada na vida acontece por acaso. Devemos aprender a lição e seguir em frente com a consciência tranquila de quem fez o melhor que poderia ter feito naquele momento. A vida é assim, altos e baixos, acertos e erros, alegria e dor, tudo faz parte da nossa caminhada, a diferença é a forma como encaramos cada coisa que nos acontece. Saibamos ser gratos pelos momentos difíceis também, pois contribuíram para torná- lo um ser humano melhor. “Eu não sei como isto vai terminar, mas sei como vai começar.”  Neo no filme "O Matrix", última cena.
Nada na vida acontece por acaso, tudo tem um motivo, um propósito, uma razão... nada acontece apenas por acontecer, acontece porque tinha que acontecer, embora por vezes, perdemos o nosso tempo com banalidades, com coisas que nem tem assim tanta importância e esquecemos que nossa passagem por aqui é bem curta. Por que queremos desistir da vida quando existem pessoas que lutam numa batalha injusta para ter uma digna? Como diz o povo “Deus dá nozes a quem não tem dentes?” Ou será uma sociedade cruel que nos priva deles? “Empenhar-se activamente para alcançar determinado objectivo dá à vida significado e substância. Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer.”(Bruce Lee)
Serão tantas e tantas perguntas que jamais terão respostas. Por isso façam um favor a vós próprios. Amem, perdoem, riam, sejam felizes enquanto podem. Vivam as vossas vidas, os  seus sonhos sem “dar tanta importância” à vida e aos sonhos dos outros. A razão mais importante para sorrir é quando abrires os olhos, e  tens mais um dia de vida, então alegra-te!. “Nós nascemos sozinhos, vivemos sozinhos e morremos sozinhos. Somente através do amor e das amizades é que podemos criar a ilusão, durante um momento, de que não estamos sozinhos”.(Orson Welles)