sexta-feira, setembro 01, 2017

CAVACO – O SENHOR PROFESSOR ESTÁ RESSABIADO

CAVACO – O SENHOR PROFESSOR ESTÁ RESSABIADO?

Trata-se de mais um historieta fictícia e enganosa – isto é tudo uma grande treta, embora não discordo daqueles que dizem que é antes uma grande tanga! No fundo vai ter tudo ao mesmo sítio – o homem saiu pela porta pequena, com o mais baixo índice de aprovação dos portugueses 12,5%, ressabiado com a dita “falta de gratidão dos portugueses”, para quem ele foi o principal mentor do senhor passos coelho e das politicas do “seu governo” que, no geral se fundamentaram na retirada de direitos, nos cortes das remunerações do trabalho, das reformas e pensões, nos aumentos do IVA nos bens essenciais, do aumento brutal do IRS para a classe média, reformados e pensionistas, juntando ainda a “famigerada” taxa extraordinária, da “expulsão” de milhares de jovens de Portugal, da venda ao desbarato de empresas lucrativas do estado, dos casos BES, BPN etc,. E só não foi mais, porque o Tribunal Constitucional, na defesa dos interesses públicos dos portugueses e de Portugal não o permitiu. Em suma o senhor professor cavaco, pela falta de sentido de Estado que a sua intervenção revelou, não passa de um político ressabiado que nunca soube governar apenas soube destruir com o seu “grupinho de saqueadores”. (os portugueses ainda não foram devidamente esclarecidos dos prejuízos graves ocasionados pela sua intervenção e do senhor passos coelho, em vésperas da “falência do BES”, isto é, naquele espaço temporal quem comprou e quem vendeu os produtos financeiros do BES?)

Por outro lado, o senhor professor cavaco parece-nos estar muito mal preparado – ou então terá aderido ao sistema dos factos alternativos – ao contrário do que afirmou  de que “Portugal tinha uma das maiores cargas fiscais entre os países do sul e do leste europeu”, tal não corresponde à verdade pois não só “entre 2015 e 2016, Portugal foi o segundo país da OCDE com uma maior redução dos impostos sobre o trabalho para famílias com dependentes”, mas também com esta descida, Portugal fica de fora dos valores vermelhos registados na Europa do Sul, onde as famílias com dependentes têm uma carga fiscal (impostos sobre o trabalho e Segurança Social) entre 38% e 40%. São os casos da Grécia, Itália e França, mas também da Bélgica, Finlândia e Suécia.  Certamente para “o seu ressabiamento notório”, o sucesso alcançado, contra a sua vontade, pelo actual modelo de governo, Portugal saiu-se bem quando se olha para o global dos impostos praticados no País. Entre 2015 e 2016, a carga fiscal aumentou em 20 países e caiu em 14; ficou inalterada em apenas um. Portugal foi o terceiro país que mais cortou nos impostos.
Tendo chegado a esta provecta idade e exibindo uma vasta experiência política e académica, seria expectável que este senador da República Portuguesa fosse capaz de produzir intervenções de fundo, sobre os tempos que vivemos, fugindo à espuma dos tempos e aos assuntos corriqueiros e superficiais da politiquice. E, no entanto, nada há de espantoso no comportamento desta aventesma: hoje, como sempre, mesquinho, pequenino, incapaz de ver um palmo à frente dos olhos ou de dar ao País e à sociedade portuguesa mais do que exemplos de um pensamento miserabilista, fomentando o ódio e a separação dos portugueses, numa demonstração de desconforto com a política de devolver rendimentos, reformas e pensões,  e repor às pessoas mais qualidade de vida, bem-estar, e coesão social politicas seguidas pelo actual governo, na confirmação do político, de registo mesquinho,  que fingiu durante anos, não ser político, deu mais uma lição de vacuidade, o que, afinal, até faz sentido face às posições assumidas pelo actual PSD.
Por outro lado terá parecido estranho, certamente a muitos cidadãos que senhor professor cavaco tenha “atacado a imprensa”, quando a imprensa, e os comentadores são praticamente todos de direita, e a orientação das televisões e dos jornais é empolar as falhas e limitações do actual governo e, ao mesmo tempo, minimizar ou ocultar mesmo,  os seus sucessos, e por isso o senhor professor cavaco devia colocá-los no altar em vez de os denegrir. Mas, o senhor professor cavaco tem sempre uma algo escondido, e a razão para esta atitude até nos parece bem simples, pois a direita já iniciou o processo de destituição do senhor passos coelho, porque não quer apostar de novo num cavalo perdedor. Desde o Expresso/SIC, passando pelo Observador, e pelo CM, todos estão a trabalhar com denodo para acelerar a queda do senhor passos coelho a curto prazo. E é por isso que o senhor professor cavaco zurze nos comentadores e nos jornalistas. Estão a atacar o seu prosélito, dilecto e obediente seguidor, e por isso foi uma “aula” de perfídia e de insensatez. Nada que os “jotinhas” não admirem, mas que não mereceu mais do que sorrisos amarelos e aplausos tíbios com risinhos e sussurros à mistura.
Era bom que Cavaco se convencesse de uma vez por todas que se deve apenas dedicar a escrever as suas memórias. Mas que as guarde para si e para os seus descendentes e não as publique nem as partilhe com a Nação. Porque as memórias de Cavaco são tristes memórias que Portugal se esforça por esquecer, um pecadilho e uma falha dos portugueses que elegeram mais que uma vez para os governar  um personagem de tão limitadas qualidades e de tão mesquinho e provinciano ideário.

Armindo Bento ( economista aposentado)