sexta-feira, setembro 07, 2007

Consórcio luso-espanhol vai explorar rede de saneamento básico em Abrantes

O consórcio luso-espanhol Lena Ambiente/Aqualia ganhou a concessão para a exploração do sistema de saneamento básico do concelho de Abrantes ao oferecer 37 milhões de euros por um período de exploração de 30 anos. Falta agora a validação do Tribunal de Contas. Nelson de Carvalho, presidente da câmara, disse que "a proposta é boa tendo em conta a grandeza, a dispersão do território e os investimentos que falta fazer". Segundo disse, "a opção era concessionar ou aumentar drasticamente o serviço de gestão".
Considerando que "era importante existir uma estrutura técnica muito competente atendendo a que os parâmetros técnicos são cada vez mais exigentes", Nelson de Carvalho disse à Lusa querer "saltar dos actuais 80% de cobertura de saneamento básico para mais de 90%, até 2010".
O autarca adiantou que "haverá um investimento de perto de 8 milhões de euros logo nos primeiros anos". Segundo disse, a concessão "inclui a exploração, gestão, manutenção e conservação do sistema de drenagem de águas residuais urbanas, estações de tratamento de águas residuais, nomeadamente o sistema de cogeração da ETAR da Fonte Quente, e estações elevatórias do município".
Da adjudicação constam ainda a limpeza de fossas sépticas, a execução de infraestruturas, incluindo estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e a execução de todas as obras necessárias à concretização do plano de investimentos da autarquia, nomeadamente no que respeita ao objectivo proposto de alcançar a meta de 92,20 % da população servida com rede de saneamento até 1 de Janeiro de 2010.
Para vencer na vida, é necessário tudo fazer com entusiasmo. (Paul Nyssens)

"Há uma coisa que nunca devemos perdoar aos politicos, é deixarem-nos sistematicamente sem argumentos a nossa esperança" ( anónimo)

"Não se pode enganar toda a gente o tempo inteiro" (Abraham Lincoln )