terça-feira, janeiro 20, 2015

A DECADÊNCIA ÉTICA BATEU NO FUNDO!

A DECADÊNCIA ÉTICA BATEU NO FUNDO!

Este  Governo de Passos/Portas deixou de olhar para o País, o que, à partida, até não seria pior atendendo à forma como destruiu o “património” dos portugueses, mas continua a não desistir de desmantelar o Estado( talvez esteja aí, nas empresas por privatizar, a necessidade de alargar a legislatura até ao último dia que a CRP permite) e de descrever de forma idílica a desgraça a que nos conduziu e conduz com a completa colaboração do “ainda” presidente da república e na sua afirmação de “ que o regular funcionamento das instituições não está em causa” – todos os dias estão a morrer cidadãos portugueses nas urgências hospitalares por falta ou tardia assistência, mas o senhor presidente da República entende que “as instituições estão a funcionar regularmente”!
Afirmação que temos o pior Presidente da República, o pior Governo e a pior maioria, depois da ditadura, é um truísmo banal tautologicamente demonstrado. Que a cumplicidade os tornou resilientes é um facto incontroverso. Que a longevidade do Governo e da maioria prejudica o País, é uma evidência que o Presidente da República, por motivos desconhecidos, ignora, ou faz que ignora toda esta situação e estes factos que nos levaram ao empobrecimento e miséria – qual ou quais as razões que leva a que o presidente da república “ignore” as normas da Constituição que ele “jurou cumprir e fazer cumprir”?
Um Governo, sem legitimidade democrática que ignora os desempregados, os emigrantes forçados, os famintos que se arrastam nas ruas ou se escondem, envergonhados, em casa, que praticou a maior extorsão dos rendimentos dos que vivem do seu trabalho dos reformados e dos aposentados, onde  os grandes escândalos de banqueiros do regime são abafados pelo ruído mediático de escândalos políticos, reais ou oportunos, e afastados da opinião pública, onde há os crimes “arquivados” que não salvam os suspeitos de condenações politicas – submarinos, Tecnoforma, ongs, pandurs etc – e melhor de que ninguém Paulos Portas sabe disso –o que ele faria nos tempos de  O Independente se lhe chegasse às mãos os despachos que “engavetaram” estes nebulosos processos, em especial o dos submarinos e os da Tecnoforma, não será difícil de imaginar.
Depois de quatro longos e dolorosos anos deste Governo, o terramoto provocado pelo capitalismo financeiro internacional teve em Portugal, não um amortecedor social que o minorasse, mas um acelerador que lhe ampliou as sequelas. Este Governo validado pelo voto da “mentira”  e ungido pelo Presidente da República, o diligente notário de todas as tropelias do executivo, tornou-se a comissão liquidatária do Estado Social, num Pais que “já não existe”!

Temos a sensação do “comodismo de não agir como cidadãos” ao deixar este   Governo de turno, com a indulgência do Presidente da República , denegrir os portugueses e o exercício plena de cidadania e numa “lavagem continuada ao cérebro” fazer crer que são todos iguais. Não vai ser fácil para os portugueses submersos na fatídica trilogia de uma maioria, um governo e um presidente, fazer valer a vontade de uma mudança, tanto mais que a decadência ética bateu no fundo. Resta aos eleitores portugueses transformar essa 'cautela', num bilhete de lotaria não premiado... .é preciso acreditar e ter esperança que o futuro pode ser melhor do que o presente e que ao exercermos os nossos direitos de cidadania podemos correr com "estas gentes" - Mais nada!