quinta-feira, outubro 07, 2010

ALMEIRIM Cidadãos denunciam o maior crime ambiental

ALMEIRIM - Que parque de lazer?




ALMEIRIM – A ESCOLA DOS CHARCOS!

Estou estupefacto com o “nome” com que foi baptizada este denominado, como “o primeiro centro escolar de Almeirim foi inaugurado em ambiente de festa envolvendo crianças deste novo estabelecimento, que adoptou o nome de Escola dos Charcos, bem como pais de alunos e professores”. Na verdade sempre pensei que um edifício público, que tem como objectivo o do educar as mulheres e os homens de amanhã, o seu nome devia significar, como um forte impulso para o orgulho de ser um cidadão ou cidadã que respeita o passado e as suas raízes – que tocasse bem fundo o significado da Educação – será que não há nenhum nome de “mestre escola” que signifique e seja o orgulho das gentes de Almeirim? Será que não há nenhum cidadão ou cidadã almeirinense a que visse neste “centro escolar” perpetuado o seu nome, que fosse dado como exemplo aos nossos jovens de hoje?

De facto, em nossa opinião, esta desagradável e inqualificável situação reflecte, antes de mais, a ausência dos valores, de respeito pelo passado e pelas nossas raízes e HISTÓRIA que enfermam os nossos políticos locais, a ausência de ideias e projectos para o futuro do nosso Concelho – o nosso Município está de facto nos charcos!- em que não se vê respeito pelas raízes, pelos nossos antepassados e pelos valores da nossa História, apenas vemos a ânsia de poder. Será que estas “cabeças pensantes” dos políticos da nossa terra não sabem o significado de Charco? (s.m. Água estagnada e imunda; pântano, brejo, paul) Serão estes os valores éticos e educacionais dos responsáveis políticos na Câmara de Almeirim?

Será que dignifica esta denominação a educação básica escolar em Almeirim? Tentem sonorizar esta afirmação. Vou levar a minha filha ou filho, neto ou neta aos "charcos"! Como soa aos nosso s ouvidos?

Quem deveria ser encharcado todos sabemos quem e com quê? Temos o que merecemos... Ai temos, temos....

Será que não havia mais espaço para dar às nossas crianças, para poderem, em liberdade, estar na sua Escola? Porque é que as crianças tem que estar "fechadas e apertadas" dentro daqueles muros? Será que este edificio escolar serve os interesses dos nossos Municipes?