terça-feira, fevereiro 27, 2007

Um pensamento do dia . A nossa Terra!

Dizer mal (da localização) da nossa terra, é esconder com a calúnia geográfica, a preguiça e a incompetência ou se preferirem, fazer o mal e a caramunha. A NOSSA TERRA merece mais. O problema não são as instalações, os equipamentos, as acessibilidades etc. O problema é só mesmo o comportamento de alguns inquilinos. ( anónimo)

"Nunca saltes uma vala , cuja largura seja maior que o comprimento das tuas pernas" ( palavras sábias do Avô Zé)

Na verdade ele tinha toda a razão, e toda a sua experiência do saber da vida que lhe permitia aconselhar com base em todo o seu passado e assim no presente poder melhorar o futuro. No nossos tempos já se conseguiu criar um novo estilo de informação que começa a ser observado com muita atenção pelas populações e com crescente preocupação por alguns. Preocupação sobretudo nos diversos poderes, considerados os de qualquer nível, pela dificuldade cada vez maior em " controlar" as vozes que chegam desta forma aos muitos cidadãos.

Na realidade há por aí alguns que ou porque não sabem a medida do comprimento das pernas ou porque não conseguem medir a largura da vala ..... espalham-se, cada vez mais, ao comprido!

Actos de gestão Pública, Actos de gestão Privada

São actos de gestão privada, de modo geral, aqueles que, embora praticados pelos órgãos, agentes ou representantes do Estado ou de outras pessoas colectivas públicas, estão sujeitas às mesmas regras que vigorariam para a hipótese de serem praticados por simples particulares; são actos em que o Estado ou pessoa pública intervém como simples particular, despido do seu poder público". (Prof. Antunes Varela; Obrigações; I Volume; pág. 540.)
São actos de gestão pública os praticados pelos órgãos ou agentes da Administração no exercício de um poder público integrado na realização de uma função pública, compreendida nas atribuições de que dispõem e regulados por normas de direito público. (Ac. STA de 24/01/2002, proc. nº. 048274 e Ac. do Tribunal de Conflitos no proc. nº. 11/2003.)
O direito privado regula as relações jurídicas estabelecidas entre particulares ou entre particulares e o Estado ou outros entes públicos, mas intervindo o Estado ou esses entes públicos em veste de particular, isto é, despidos de "imperium" ou poder soberano". (Prof. Mota Pinto; Teoria Geral; pág. 16.)
Nem sempre a Administração surge com a mesma roupagem perante os particulares: umas vezes aparece em posição de desigualdade e outras vezes de igual para igual.Na primeira hipótese a Administração actua em situação de privilégio, de supremacia, não necessitando de socorrer-se da via judicial para satisfazer as necessidades que a lei lhe impõe realizar; satisfá-las com a sua própria força e autoridade, ainda que contra a vontade dos particulares, eventualmente discordantes (Prof. Afonso Queiró; Direito Administrativo; pág. 66/67;) na segunda hipótese a Administração tem a posição de um simples particular e a sua acção é regulada pelo direito privado, isto é, sem qualquer privilégio