domingo, julho 02, 2006

Quase .... com a nossa concordância!

Sócrates acusado de "autoritarismo" poder ler aqui

Será que nos querem adormecer!!!

VIVER NA NOSSA CIDADE ..... com melhores condições ambientais e segurança
O aumento de tráfego na nossa cidade é uma realidade que se tem que enfrentar,preparando o futuro de modo a garantir uma QUALIDADE DE VIDA AMBIENTAL aos cidadãos de Almeirim
Será verdade que no estudo de impacte ambiental elaborado para os projectos do aterro de residuos perigosos na CHAMUSCA, se prevê que ALMEIRIM seja atravessada , por mais de 100 camiões, diariamente carregados de lixo tóxico e perigoso?

É preciso definir desde já um PLANO DE CONTINGÊNCIA de modo a não permitir tal "abuso de poder" que põe em risco a vida dos cidadãos de Almeirim!
Queremos maior segurança para todos nas ruas, nas zonas residenciais com prioridade sobre os veiculos, passeios livres de carros e um estacionamento disciplinado, tem que ser objectivos prioritários no nosso Municipio.
Será que não se torna necessário exigir "em tempo útil"que a Comunidade Urbana da Leziria (CULT) forneça os elementos relativos ao estudo de impacte nas áreas económica, social e ambiental daquela estrutura que se destina a todos os lixos perigosos do País?


Como se devem recordar a Assembleia Municipal de Almeirim, na sua sessão de 28 de Abril, aprovou por unanimidade uma Moção sobre a situação de irem ser construídos dois aterros para resíduos químicos e lixos tóxicos industriais perigosos, no concelho da Chamusca, para onde irão ser transportados os produtos industriais perigosos, que se encaminham para os CIRVER e produzidos no nosso País, sem que fossem tomadas as medidas necessárias para defender os interesses de ALMEIRIM

Qual foi a razão ou razões que levaram a que no âmbito da audiência pública sobre o impacte ambiental o Instituto do Ambiente, não promovesse essa consulta no nosso concelho, de modo ao completo esclarecimento técnico que advêm da instalação dos dois CIRVER ( Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Industriais Perigosos) no concelho da Chamusca ?
Porque não foi dado conhecimento a esta Assembleia Municipal dos estudos de tráfego elaborados e os respectivos impactos sobre as acessibilidades no nosso Concelho, dado que já se encontra saturada com o tráfego actual a travessia da cidade, sendo incomportável, para além da perigosidade dos produtos a utilização da mesma pelos camiões que irão transportar os resíduos perigosos ?
Nestas circunstancias exigimos que nos seja dado conhecimento do estudo ambiental realizado, dos estudos de tráfego elaborados e do projecto plano de contingência em face da perigosidade do transporte de tais produtos.
Recomendar a comissão de avaliação do impacto ambiental a reanálise do estudo do impacto ambiental em face do parecer elaborado pela QUERCUS, nomeadamente ao eventual efeito sobre os recursos aquíferos.
Torna-se essencial a nossa exigência da construção do IC3, dada a impossibilidade da cidade de Almeirim vir a ser “invadida” pelas viaturas que transportam tais resíduos perigosos, não só porque as suas acessibilidades já se encontram saturadas com o tráfego normal, mas também perante a perigosidade para as populações de tais produtos.
A exigência da elaboração de um estudo, tecnicamente aprofundado, sobre os efeitos no nosso concelho da construção de tal equipamento, bem assim como o apetrechamento dos nossas Bombeiros Voluntários, no âmbito do plano de contingência com o equipamento necessário e indispensável para a sua actuação, bem assim como a necessária formação profissional , cujos custos deverão ser integralmente e atempadamente suportados pelo Ministério do Ambiente.
Exigir a criação e desenvolvimento de uma campanha publicitária, na imprensa regional e nacional sobre os produtos de Almeirim, nomeadamente a sua riqueza gastronómica, vinícola e hortofrutícola de modo a incentivar o desenvolvimento da indústria turística nestas áreas.