quinta-feira, maio 14, 2009

ALMEIRIM - AINDA SITUAÇÃO DE GRAVE DESIQUILIBRIO FINANCEIRO?

De facto admito que me surpreendeu-me, a afirmação produzida durante a Assembleia Municipal de 30 de Abril de 2009, de que no “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2007”, que Almeirim no “ranking” dos piores municípios com resultados negativos alcançados, se encontrava, entre os 308 municípios, 17º lugar, isto é, apenas e só 16 Municípios tiveram resultados económicos negativos piores. Podemos agora acrescentar que o Município de Almeirim alcançou 1º lugar, no Distrito de Santarémo como o município com piores resultados económicos. Estranha “gestão do interesse municipal…”, somos os primeiros entre os piores!

ALMEIRIM - UMA SITUAÇÃO DE GRAVE DESIQUILIBRIO FINANCEIRO?

Da análise económica e financeira pode-se concluir que o Município de Almeirim revela, para além duma completa ausência de visão estratégica, uma gravíssima situação financeira, um baixo grau de execução orçamental, um elevado endividamento líquido, de quase 8 milhões de euros, apresentando a sua gestão de 2008 quase cinco milhões de euros de resultados negativos.

O seu défice estrutural atingiu cerca de 700 mil euros, ou seja, o Município de Almeirim ,em 2008 teve despesas fixas / correntes superiores em cerca de 700 mil euros que as receitas correntes que gerou; Se considerarmos que acabou de ser cedido, “gratuitamente” às Aguas do Ribatejo as receitas dos serviço de águas, podemos prever que em 2009 o problema será agravado.

Por isso o próximo executivo municipal saído das próximas eleições será obrigado a “ficar sujeito a um “plano de reestruturação financeira estrutural, devido a esta situação de desequilíbrio financeiro/ruptura financeira, (só os encargos com os juros deverão atingir cerca de 300 mil euros/ano) que terá de ser declarada pela Assembleia Municipal, sob proposta da Câmara Municipal, que terá que apresentar um “plano de reequilíbrio financeiro” nos termos previstos na Lei. Esta medida irá ter reflexos graves e negativos sobre o desenvolvimento na prestação de serviços público municipais, à população de Almeirim, que irá sofrer as consequências do “despesismo e da ausência de estratégia do actual executivo municipal