terça-feira, junho 07, 2011

Feriado Nacional no dia 10 de Junho

Metade dos jovens dos 18 aos 24 anos não sabe o que se comemora a 10 de Junho


De acordo com um estudo realizado em exclusivo para o Grupo Marktest em Notícias através do Fonebus da Marktest, metade dos jovens entre os 18 e os 24 anos não sabe o que se comemora no dia 10 de Junho.

O dia 10 de Junho é feriado nacional em Portugal, comemorando-se o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.

Em sondagem realizada através do Fonebus da Marktest junto dos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto, revelaram-se conhecedores do significado deste dia 77.6% dos inquiridos: 38.6% associam este dia ao Dia de Portugal, 37.8% ao Dia de Camões e apenas 1.2% ao Dia das Comunidades Portuguesas. Não souberam responder a esta questão 13.3% dos inquiridos e houve ainda 9.2% que deram significados incorrectos para a comemoração deste dia.

As mulheres, os indivíduos mais idosos, assim como os residentes no Grande Porto e os pertencentes à classe social média mostraram-se mais conhecedores dos motivos de comemoração deste dia 10 de Junho. Pelo contrário, entre os jovens verificou-se que metade dos inquiridos entre 18 e 24 anos ou não sabia o seu significado ou referiu outros motivos que não os correctos.


Este estudo foi realizado entre os dias 29 e 31 de Maio de 2011 junto dos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto com 18 e mais anos,