sábado, setembro 02, 2006

PÃO, VINHO & COMPANHIA





A organização decidiu transferir o pavilhão dos vinhos para o Páteo de Almeirim, um espaço mais seleccionado que melhor vai de encontro às necessidades manifestadas pelos produtores do nosso concelho. Esta mostra de produtos vinicos, que permitiu ter acesso ao melhor que se produz na nossa REGIÃO e sensibilizar os órgãos autárquicos para, que no mais curto espaço de tempo, definir como uma das prioridades estratégicas de desenvolvimento o apoio, permanente, à promoção do vimho de ALMEIRIM. É neste contexto que a estratégia de criar uma embalagem, que irá ser distribuída por todos os restaurantes do concelho, com referência ao RIBATEJO-ALMEIRIM de modo a que o cliente possa levar consigo o vinho que não conseguiu beber á sua refeição, constitui uma medida estratégia de grande alcance na promoção do VINHO, com qualidade e garantia do produtor.


 

ÁGUAS DO RIBATEJO no Jornal EXPRESSO

O processo de constituição da Águas do Ribatejo, empresa que vai gerir as redes de água e saneamento básico de nove municípios da Lezíria do Tejo, continua a sofrer ataques dos concorrentes preteridos no concurso público que seleccionou o consórcio Aqualia-Grupo Lena como parceiro privado da futura empresa intermunicipal. Sucessivas notícias vindas a lume na imprensa regional na última semana dão conta das diversas linhas de ataque que estão em curso.

Blogues e Meteoros

Um dia, Amos Oz descreveu a alma como «uma corsa ansiando por águas vivas». No tempo de férias que ainda temos pela frente - bem sei que há quem já tenha regressado e quem nem tenha sequer chegado a partir (o mundo é cruel!) -, continuo a aconselhar alguns blogues para refrescar a alma e preencher o sentido das pausas.

Os aterros de resíduos são perigosos!

Os incêndios que deflagraram no domingo à tarde nos aterros de resíduos urbanos da Chamusca e de resíduos industriais banais de Abrantes vão ser investigados pelas autoridades!
O incêndio é um dos factores de maior risco para o ambiente nos sistemas de tratamento de lixos. Já que pode progredir em profundidade, dificultando os trabalhos de extinção, e afectar as telas impermeabilizantes do aterro possibilitando a contaminação dos solos e dos lençóis freáticos , também não se conseguiu evitar a libertação de gases poluentes da combustão dos resíduos com os riscos inerentes para a saúde das populações.
Chamusca com nível perigoso de ozono
Seis concelhos registaram sábado níveis elevados de concentração de ozono no ar, que podem afectar a saúde de crianças, idosos e asmáticos, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
Em comunicado, a CCDR informa que a concentração de ozono ultrapassou os 180 microgramas por metro cúbico de ar, limite a partir do qual a população deve ser alertada, nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Almada, Seixal, Barreiro e Chamusca.
Neste último concelho,(Chamusca) registou-se o maior nível de concentração, de 224 microgramas por metro cúbico.
O ozono é um gás tóxico quando os valores de concentração são elevados, com repercussões na saúde humana e sintomas que incluem tosse, dor de cabeça, náuseas, dores no peito e falta de ar.
Consulta pública para resíduos perigosos
Está em consulta pública, até 13 de Setembro, o processo de licença ambiental da empresa Ecodeal que se propõe construir um centro integrado de recuperação, valorização e eliminação de resíduos perigosos na freguesia de Carregueira, concelho da Chamusca.

Sistema de Águas na Azambuja

O presidente da Câmara da Azambuja garantiu hoje que a autarquia vai manter a responsabilidade sobre as águas e os esgotos, apesar de ter decidido atribuir a sua gestão a uma empresa privada.
"A responsabilidade pela gestão do sistema é, durante o período da concessão, exclusivamente municipal", disse hoje Joaquim Ramos, presidente da Câmara da Azambuja.