sábado, setembro 02, 2006

Os aterros de resíduos são perigosos!

Os incêndios que deflagraram no domingo à tarde nos aterros de resíduos urbanos da Chamusca e de resíduos industriais banais de Abrantes vão ser investigados pelas autoridades!
O incêndio é um dos factores de maior risco para o ambiente nos sistemas de tratamento de lixos. Já que pode progredir em profundidade, dificultando os trabalhos de extinção, e afectar as telas impermeabilizantes do aterro possibilitando a contaminação dos solos e dos lençóis freáticos , também não se conseguiu evitar a libertação de gases poluentes da combustão dos resíduos com os riscos inerentes para a saúde das populações.
Chamusca com nível perigoso de ozono
Seis concelhos registaram sábado níveis elevados de concentração de ozono no ar, que podem afectar a saúde de crianças, idosos e asmáticos, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
Em comunicado, a CCDR informa que a concentração de ozono ultrapassou os 180 microgramas por metro cúbico de ar, limite a partir do qual a população deve ser alertada, nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Almada, Seixal, Barreiro e Chamusca.
Neste último concelho,(Chamusca) registou-se o maior nível de concentração, de 224 microgramas por metro cúbico.
O ozono é um gás tóxico quando os valores de concentração são elevados, com repercussões na saúde humana e sintomas que incluem tosse, dor de cabeça, náuseas, dores no peito e falta de ar.
Consulta pública para resíduos perigosos
Está em consulta pública, até 13 de Setembro, o processo de licença ambiental da empresa Ecodeal que se propõe construir um centro integrado de recuperação, valorização e eliminação de resíduos perigosos na freguesia de Carregueira, concelho da Chamusca.

Sem comentários: