segunda-feira, janeiro 23, 2023

"We should learn all our lives, without imagining that wisdom comes with old age.” (Platao)

We should learn all our lives, without imagining that wisdom comes with old age.” (Platao) As a friend of mine used to say “the old age that we all run away from, but where everyone wants to arrive, since age does not depend on years, but on temperament and health; some people are born old, others never grow old”, as Sun Tzu said in words attributed to him, “opportunities multiply as they are seized ... he who strives to solve difficulties solves them before they arise.” However, in the “world we live in”, despite everything it is not difficult to distinguish between propaganda and reality. Just compare what has been said over time, the contradictions, the inconsistencies. Of course it is necessary to have memory, without memory there is no association of ideas nor, therefore, consistent reasoning. In fact, without memory, we are little more than nothing. It is convenient here to remember using a phrase from the Dalai Lama: "Human beings are social creatures, and feeling valued by others is the very basis of community life." Every day, because despite everything we are one of the biggest users of “new technology”, namely the so-called social networks, in whose universe controversies are born, untruths are spread, not to mention “lies”, we have to know how to “face” the new forms of propaganda in which they mix multiple narratives, true narratives and false narratives, in which, most of the time, they go back and repeatedly mix, and on purpose very different historical times, deep down it is a “political theater” full of manipulations and misinformation that “circulates on the internet.” Who has never questioned whether they were making the right choices and whether the things they were betting on are really the best options? “Try once, twice, three times and if possible, try a fourth, fifth and as many times as necessary. Just don't give up on the first ones, persistence is the friend of conquest. If you want to get where most don't, do what most don't. " (Bill Gates)

Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice.”(Platão)

Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice.”(Platão) Como dizia um amigo meu “ a velhice da qual todos fugimos, mas onde todos desejam chegar, sendo que a idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem”, como dizia Sun Tzu em palavras que lhe são atribuídas, “as oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas ...aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam.” No entanto, no “mundo onde vivemos “ apesar de tudo não é difícil distinguir entre a propaganda e a realidade. Basta comparar o que foi sendo dito ao longo do tempo, as contradições, as inconsistências. Claro que é necessário ter memória, sem memória não há associação de ideias nem, portanto, raciocínio consistente. Na verdade sem memória somos pouco mais que nada. Torna-se conveniente aqui relembrar utilizando uma frase do Dalai Lama:” Os seres humanos são criaturas sociais, e sentir-se valorizado pelos outros é a própria base da vida em comunidade.” Todos os dias, porque apesar de tudo somos dos maiores utilizadores da “nova tecnologia”, nomeadamente das chamadas redes sociais, em cujo universo nascem as polémicas, se espalham as inverdades, para não dizer “as mentiras”, temos saber “enfrentar” as novas formas de propaganda em que misturam múltiplas narrativas, narrativas verdadeiras e narrativas falsas, em que na maior parte das vezes, voltam atrás e misturam repetitivamente, e de proposito tempos históricos muito distintos, bem no fundo trata-se de um “teatro politico” cheio de manipulações e de desinformação que “circula na internet.” Quem nunca se questionou se estava a fazer as escolhas certas e se realmente as coisas nas quais apostava são as melhores opções? “Tente uma, duas, três vezes e se possível, tente uma quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras, a persistência é a amiga da conquista. Se quer chegar aonde a maioria não chega, faça aquilo que a maioria não faz. ” (Bill Gates)

“A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos.”(Barack Obama)

“A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos.”(Barack Obama) Há momentos em que para seguirmos em frente temos de fazer alguns arranhões. Mas nenhuma história se conta sem marcas na pele. Todas as pessoas que se cruzam connosco, de forma permanente ou passageira, as coisas que nos vão acontecendo, as situações em que nos vimos envolvidos ao longo da vida pode e deve contribuir para sermos melhores, fazem-nos crescer, mesmo naqueles casos onde julgamos não haver intenção alguma de nos ajudar. Bem sei que não é fácil pensar assim e que , por vezes, pensar na forma como ignoramos os avisos, desacreditamos especialistas e teimamos em manter os modelos de vida a que estamos habituados. A mudança não acontecerá se nós esperarmos que seja outra pessoa a fazê-la para nós, ou se esperarmos pelo momento que entendemos ser o certo. Devemos de ter a percepção que é nos momentos de dor, os momentos de crise são momentos de maior probabilidade de disfuncionamento ou de uma maior oportunidade de mudança. A escolha é nossa. Mas que maravilhoso é sermos livres para poder escolher? Que difícil é aceitarmos que somos, de facto, responsáveis pelas nossas escolhas? Chegou o momento de entendermos que nós somos as pessoas pelas quais esperávamos. Nós somos a mudança que buscamos, é por isso que escolhe a mudança, mesmo que seja das coisas mais difíceis que já fizeste, uma espécie de parto sem hora pequenina, em vez de sucumbir à sensação de incapacidade de fazer seja o que for. Escolhe ficar na equipa dos vencedores, sendo que sair vencedor é decidir mudar. Sair vencedor é saber que há batalhas e há a guerra, que algumas quedas são necessárias para seguir em frente. Que queres abraçar a possibilidade de sair do caos com uma versão mais interessante de ti mesmo. Que sabes que nada será como antes. Escolhe este lado. E lembra-te sempre que é do caos que nascem as estrelas mais brilhantes. Por isso, foca-te nas pessoas que gostam de ti, que te vêem como és, que te deixam brilhar, e não nas que te fazem sentir pequenino/pequenina, esconder do mundo e até desaparecer. Não desapareças. Para isso bastam os fantasmas. “Eu tenho certeza que o que focamos é no que nos tornamos. Transforme-se na mudança que deseja ver - essas são palavras em que baseio a minha vida.”(Oprah Winfrey)