quarta-feira, outubro 31, 2018

“As oportunidades são como o nascer do Sol: esperar demais, podes perdê-las” (William Arthur Ward)


“As oportunidades são como o nascer do Sol: esperar demais, podes perdê-las” (William Arthur Ward)  

Por vezes esquecemo-nos daquele princípio, ditado pelo Dalai Lama.” Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”, todos temos as nossas oportunidades, por vezes ou não as “vimos” ou demoramos tanto que elas “se esfumam”.
Nos dias de hoje ter a oportunidade de realizar grande parte dos nossos “sonhos” é alguma coisa que se pode considerar uma “descoberta rara”, e que por “desatenção”, ou até algum preconceito nem sempre agarramos essa oportunidade. Como disse John Lennon: “realiza os teus sonhos.  Tu mesmo vais ter de fazer isso...eu não posso acordar-te. Tu é que podes e deves acordar!”
Pode até ser correcto aprender que tudo tem o seu tempo. Que tudo vem no seu tempo. Que é preciso dar o tempo necessário. Para reflectir, para pensar, crescer, florescer, sedimentar etc. Aceitar o ciclo da vida. Respeitar o fluxo do tempo. Observar o tempo passar. Esperar o tempo certo. Para plantar. Para colher. Para agir. Para seguir. Para aprender. Dizem que é o que define ter paciência!!! É por isso que tenho de concordar com a afirmação que “o meu tempo” “já não se conta em anos, nem sequer em meses….” Basta pensar nas oportunidades que podem escapar pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas ideias que nunca sairão do papel e por essa maldita mania de viver num sombrio outono, no esquecimento que o Sol nasce todos os dias….
“Que dias há que na alma me tem posto/Um não sei quê, que nasce não sei onde,/Vem não sei como, e dói não sei porquê.” (LUÍS DE CAMÕES)


Fotos do Junior





“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.” (Charles Chaplin)


“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”
 (Charles Chaplin)
E quando acaricio a cabeça do meu cão, sei que ele não exige que eu faça sentido ou me explique.

O Júnior, foi-me oferecido pela minha filha Filipa, é um cão de uma antiguíssima raça de cães de vigília belga, o Schipperke é um cão extremamente atento e inteligente. Embora seja bastante pequeno, é muito eficaz como um cuidador e protector da casa.
O Schipperke é um cão originário do Bélgica, nos anos de 1600, pensado especialmente como um cão de guarda para viajantes e vendedores que buscavam um cão de vigia.
Seu nome significa, em uma tradução livre, algo como “pequeno capitão” no dialeto local da Bélgica na data de seu desenvolvimento, pois eram muito associados aos seus serviços de vigília, caça de ratos e pequenas pestes.
O Júnior (Schipperke) é um cão faz-tudo: tem instintos fortes de pastoreio, caça e guarda. São destemidos e independentes, espertos e obstinados.
Eles são um cão cheio de energia com uma enorme curiosidade sobre tudo e por isso requerem uma grande quantidade de atenção e estimulação.
O Júnior (Schipperke) é um cão devoto, fiel e muito gentil com crianças, desde que acostumado ainda filhote. É um cão bastante saudável, que consegue se virar muito bem por conta própria e se destaca por uma expectativa de vida razoavelmente alta.
Embora seja um cão leal, brincalhão, activo e que gosta de proteger seus donos, o Júnior (Schipperke) não é exactamente o tipo de cachorro que estará no colo de seus donos ou que será extremamente afectuoso com as pessoas. No entanto, gosta bastante da companhia humana, mas não é grande fã de demonstrações físicas de carinho muito prolongadas ou afectuosas. É bastante inteligente e aprende com facilidade rotinas de trabalho e truques.
É um cão extremamente atento, que não deixa passar nenhum detalhe ao seu redor, devido à sua natureza de cão de vigília. (Aguardo que assim seja, pois tem essa responsabilidade de aprovar ou não……as nossa opção)  


Os sonhos são cartas que enviamos a nossas outras, restantes vidas.”Mia Couto

“Os sonhos são cartas que enviamos a nossas outras, restantes vidas.”Mia Couto
Hoje 25 de Setembro de 2018 é Dia Mundial do Sonho

“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.” (Tom Fitzgerald)

 Este Dia do Sonho, conhecido globalmente como "World Dream Day", foi criado por um instrutor na Universidade de Columbia em 2002 com o objectivo de reflectirmos nos nossos sonhos e em como os atingir, fazendo do mundo um melhor lugar para se viver. Neste dia as pessoas são incentivadas a partilharem ideias, sonhos e recursos, formando sinergias que permitem efectivamente a realização de objectivos e de sonhos comuns. Unir as pessoas sonhadoras e as pessoas concretizadoras é a missão do Dia Mundial do Sonho, que pode ser sonhado e concretizado em conjunto na internet no site oficial do evento. Se os sonhos não determinam o lugar onde vamos chegar, mas de certo que   produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que estamos.
Sonhamos com as estrelas para que possamos pisar pelo menos na Lua. Sonhamos com a Lua para que possamos pisar pelo menos os cimos das montanhas. Sonhamos com as montanhas para que possamos ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.
Passamos a metade das nossas vidas imaginando que temos todo o tempo do mundo pela frente. Acreditamos que somos imortais e temos a coragem de deixar para outro dia o que é importante e não urgente. Isso não funciona assim, o tempo continua inexoravelmente a passar; mesmo que  não se queira estar consciente disso , ele permite que se valorize e se  viva o que se tem, aqui e agora.
Antes que seja tarde, fique atento a tudo que te faz feliz; antes que seja tarde, valorize cada pequena coisa, cada pequeno gesto, cada momento.
Para não esquecer este proverbio árabe “O passado já fugiu, o que se espera está ausente, mas o presente é seu”


Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever.
Clarice Lispector

  “Para que escrevo? E eu sei? Sei não. Sim, é verdade, às vezes também penso que eu não sou eu, pareço pertencer a uma galáxia longínqua de tão estranho que sou de mim. Sou eu? Espanto-me com o meu encontro.” (Clarice Lispector)

Por vezes  descuramos a nossa atenção para a situações psicológica-emocionais, de pessoas muito especiais que , assim de repente, aparecem na nossa vida, porque estamos “embrulhados” na procura de respostas apenas para nós!! Esquecemos aquele principio da chegada no momento certo e no tempo certo, duma oportunidade que tempos de saber “agarrar” com toda a força, eu não vou falhar ! Não porque não posso, mas porque não quero falhar. Na verdade tudo tem o seu tempo. Mas não podemos perder tempo. Temos que  dar o primeiro passo, depois deixamos que o resto o tempo se encarrega……há quem diga que não há coincidências ou acasos na nossa vida, tudo tem uma razão para acontecer.
Como diz o provérbio chinês “um momento de paciência pode evitar grandes desastres; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida”.
Todos temos momentos na nossa vida que o que nos impede de seguir em frente, são os inúmeros pontos de interrogação das coisas que não conseguimos entender porque elas acontecem. Daí então, entra aquele velho conselho dos que já passaram por situações parecidas: se não dá para entender, tente ao menos aceitar. Isso pode diminuir a dor (a nossa e daqueles que amamos) e acelerar o processo de esquecimento  de quem já partiu e não volta mais.

O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o que se considera impossível. (Max Weber