domingo, junho 21, 2020

“O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.”(Adam Smith)


  “O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.”(Adam Smith)

 Parece que tudo mudou para que tudo ficasse na mesma nestes tempos estranhos em que vivemos. Tempos de crise sanitária, económica e social. Tempos em que o medo parece ter medo do próprio medo. O Sol morreu ao princípio da tarde, mas o mundo continuou a girar à sua volta como se nada tivesse acontecido, porque a vida segue e   certos momentos nem o tempo apaga. Mas todos devemos sentir que o Sol nunca tem vergonha da própria luz e que certas coisas o tempo não deve, nem pode apagar, porque de vez em quando precisamos olhar para trás e assim percebermos que precisamos continuar, como disse o economista Adam Smith : “O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.”
Acredito que a generalidade das pessoas conhece, ou já ouviu falar, na metáfora, do copo “copo meio-cheio ou meio-vazio”, o que talvez não saiba é que  diante de uma circunstância há duas formas de ver as coisas, comparando com um copo que está meio de água e somos levados a pensar que estamos a falar de água dentro do copo, que nós possuímos e que podemos beber, mas porém, a verdade é que não falamos realmente da água, falamos do copo, esta é a parte desconhecida da metáfora do copo “meio-vazio” ou “meio-cheio”?
 Nesta situação temos de reconhecer a falta de uma dado muito importante, que é a opinião do copo! E, por isso, temos de falar um pouco dele, pois sem ele não existiria esta metáfora, que toda a gente pensa que fala de água, quando na realidade fala de copos. Isto leva-nos a recordar uma frase que é usada  em” palestras motivacionais” e que diz mais ou menos o seguinte: “Ao olhar para um copo com água até a metade, o optimista vê o copo quase cheio. O pessimista vê o copo quase vazio. Já o realista vê o copo com metade de água.”
Na verdade, podemos focar-nos na parte dos problemas do que não temos, naquilo que nos impede de realizar o que pretendemos….estamos a olhar para a parte meio-vazia do copo, a parte da escassez, do que falta e da frustração.  Ou, por outro lado, podemos forcar-nos na parte das soluções ou da solução, nos nossos recursos,  na nossa valorização, no que nos poderá ajudar a realizar aquilo que pretendemos , os nossos sonhos….estamos a olhar para a parte meio-cheia do copo, a parte do que é real, da abundância e até da gratidão. Esta é a metáfora do “copo meio-vazio” ou do “copo meio-cheio”. Porém será que ela diz toda a verdade? Temos de admitir que esta metáfora pode esgotar-se na interpretação de quanta água temos no copo e no importante que possa ser termos mais ou menos água? Já dizia Mahatma Gandhi que “um erro não se converte em verdade pelo facto de que todo mundo acredite nele.”
 Voltamos ao principio há  coisas que o tempo não apaga.  O verão está à porta. O solstício de Verão terá lugar hoje ás 22,44 horas,  marcando o início da estação no hemisfério norte. As temperaturas vão começar a subir, assim como a tentação de disfrutar duma ida à praia. Mas atenção: ainda não foi descoberta nenhuma vacina nem nenhum medicamento capaz de fazer frente ao coronavírus. E o vírus não escolhe idades. Há coisas que não se podem esquecer! “ Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.( Leon C. Megginson)