segunda-feira, outubro 20, 2008

A Ribeira de Muge integra o ecossistema do Vale da Ribeira de Muge ,sendo urgente e fundamental a sua preservação ambiental , a sua regularização e a sua limpeza.
Local de vivência de espécies protegidas , como a cegonha ,a garça, a lontra e o sacarrabo , para além de muitas outras aves e animais que precisam daquele "habitat".
Uma beleza ambiental que urge defender e preservar.





Em 2006 apresentámos este PROJECTO INTERMUNICIPAL DE RECUPERAÇÃO AGRO-AMBIENTAL E TURISTICO DA RIBEIRA DE MUGE - a Ribeira de Muge, nasce no concelho de Abrantes, atravessa todo o concelho de Almeirim e vai desaguar ao Tejo no concelho de Salvaterra de Magos, encontra-se em situação de completo abandono e necessidade de uma intervenção de limpeza, desassoreamento e recuperação ambiental, com a criação de praias fluviais ( Parreira, Marianos, Paços dos Negros, Raposa e Muge), açudes para apoio aos agricultores e piscicultura e agro-turismo.
Propõe a elaboração de um estudo de sustentabilidade económica e social para toda a área da Ribeira de Muge , nomeadamente projectos turísticos ( hotelaria, restauração e turismo terceira idade, pousada turística para aposentados e para cuidados de saúde e respectiva recuperação,)

ESTÁ A SER DESTRUÍDA




Em ALMEIRIM QUEREM ABATER MAIS DE OITO MIL SOBREIROS


Na indústria farmacêutica, na cosmética ou na absorção de derrames de crude, estas são apenas algumas das áreas onde se utiliza a cortiça. A cortiça tem de olhar para o futuro de forma mais promissora do que olha para o passado. Criar novos mercados e novas aplicações é uma obrigação, um desafio que temos de ser capazes de assumir.
No concelho de Almeirim , apenas a 90 km de Lisboa , destruir mais de 8 mil sobreiros adultos é ou não um crime ?