segunda-feira, janeiro 11, 2010

ALMEIRIM - Correcção da incidência dos preços da água

Aqui fica a correção dos preços da água

ÁGUA

8 m3

16m3

18m3

Abr-09

Dez-09

Aumento

Abr-09

Dez-09

Aumento

Abr-09

Dez-09

Aumento

ALMEIRIM

Água

3,14 €

2,96 €

-5,73%

9,80 €

8,17 €

-16,63%

9,95

9,80 €

-1,51%

Tarifa Disponib.

1,26 €

-100,00%

1,26 €

-100,00%

1,26

0,00 €

-100,00%

Quota Serviço

1,97 €

1,97 €

1,97 €

100,00%

Total

4,40 €

4,93 €

12,05%

11,06 €

10,14 €

-8,32%

11,21 €

11,77 €

5,00%

IVA 5%

0,22 €

0,25 €

12,05%

0,43 €

0,51 €

17,91%

0,56

0,59 €

5,09%

Quota serv. Saneament

1,19 €

1,19 €

0

1,19 €

100,00%

Tarifa Saneamento

0,79 €

1,16 €

46,84%

1,70 €

3,33 €

95,88%

2,6

4,14 €

59,23%

IVA 5%

0,32 €

0,53 €

0

0,57 €

Tarifa Residuos Sólidos

3,10 €

3,95 €

27,42%

4,48 €

6,07 €

35,49%

6,15

6,07 €

-1,30%

TOTAL

8,51 €

11,79 €

38,56%

17,67 €

21,77 €

23,18%

20,52 €

24,33 €

18,56%

Com os nossos agradecimentos.

Quais as causas......

“Tais temos sido nos últimos três séculos: sem vida, sem liberdade, sem riqueza, sem ciência, sem invenção, sem costumes. Erguemo-nos hoje a custo, Espanhóis e Portugueses, desse túmulo onde os nossos grandes erros nos tiveram sepultados: erguemo-nos, mas os restos da mortalha ainda nos embaraçam os passos, e pela palidez dos nossos rostos pode bem ver o mundo de que regiões lúgubres e mortais chegámos ressuscitados! Quais as causas dessa decadência, tão visível, tão universal, e geralmente tão pouco explicada?”
( Ver mais... )
excerto do discurso de Antero de Quental proferido numa sala do Casino Lisbonense, em Lisboa, no dia 27 de Maio de 1871, durante a 1.ª sessão das Conferências Democráticas - ler aqui na integra - "CAUSAS DA DECADÊNCIA DOS POVOS PENINSULARES NOS ÚLTIMOS TRÊS SÉCULOS."

Quando é que se resolvem as irregularidades nas lombas?

A instalação e manutenção de Lombas Redutoras de Velocidade (LRV) nas vias insere-se nesse grupo de dispositivos do qual fazem também parte, por exemplo, as rotundas, as “chicanes”, as diminuições de largura da faixa de rodagem ou os sinais luminosos accionados pela velocidade instantânea do veículo. Estudos efectuados em situações experimentais e reais de trânsito recomendam fortemente, salvo casos excepcionais, que as LRV apenas sejam utilizadas para assegurar a manutenção de velocidades reduzidas numa determinada extensão de via. Assim, a redução da velocidade na aproximação da LRV deve ser garantida pelas características próprias da via ou pela utilização de outra medida de acalmia de tráfego. Nestas condições as LRV são apontadas como dispositivos adequados e comprovadamente eficazes.

É para isso que existem "normas técnicas para a sua colocação", nomeadamente:

"Por forma a evitar que a parte inferior dos veículos pesados possa embater no pavimento, as rampas do perfil da LRV(Lombas redutoras de velocidade) deverão ter uma pendente máxima em função da inclinação do trainel da via em que é instalada, de:

a) 1:10 das rampas para uma via pouco inclinada;

b) 1:15 das rampas da LRV para uma via com inclinação da ordem de 1:10.

5.8 – Com o mesmo objectivo referido em 5.7, o comprimento da zona plana da

LRV com perfil trapezoidal não deve ser inferior a 6 metros, caso a via seja utilizada por veículos pesados de transporte colectivo de passageiros."