segunda-feira, agosto 21, 2006

SABE A HISTÓRIA DO NÓ GÓRDIO?

Diz-se que 333 anos A.C. o general Alexandre e as suas tropas chegaram à Frígia para descansar, uma cidade da Ásia Menor. Entretanto enquanto por lá estava ouviu a famosa lenda do nó de Górdio e que a profecia dizia que quem desatasse o complicado e estranho nó tornar-se-ia rei da Ásia Menor. Conta a lenda que o rei de Frígia morreu sem deixar herdeiro e que o Oráculo disse que o próximo rei chegaria à cidade num carro de bois. Foi assim que Górdio foi aclamado rei e, por isso, decidiu oferecer o seu carro de bois a Zeus, o Deus dos Deuses e para se lembrar diariamente da sua humilde origem atou-o com um enorme e complicado nó a um poste em frente do seu palácio. O seu filho e sucessor, Midas, conhecido na mitologia grega por tornar ouro em tudo o que tocasse, trouxe grande prosperidade ao seu reino, mas morreu também sem deixar herdeiro. É então que ouvido o Oráculo este declara que quem resolvesse o nó de Górdio se tornaria o rei de toda a Ásia Menor.
Passaram-se muito anos sem que alguém conseguisse desatar o nó górdio. Intrigado com o facto, Alexandre, o Grande, decidiu ver o que tinha este de especial. Ficou em frente do nó em silêncio e, depois de o analisar, desembainhou a sua espada e de um golpe forte e rápido cortou o nó, tornando-se assim o líder da Ásia Menor. E assim aqui fica um exemplo de como a resolução de problemas exige que as pessoas tenham formas de pensar diferentes e de analisar os problemas por ângulos diferentes. Uma boa ideia é aquela que permite reduzir custos, aumentar as receitas, melhorar a produtividade, garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados .

NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA !

Penso que já não há qualquer dúvida que a "blogosfera", com algumas poucas excepções, já se superioriza, quer em termos qualitativos quer quantitativos, em relação aos meios tradicionais, quer seja na recolha, na análise e exposição de informação,e não só ao nivel "doméstico". Felizmente esta é uma realidade que permite que o CIDADÃO INFORMADO se torne NUM CIDADÃO EXIGENTE.
É assim que podemos ter acesso, com rapidez á informação, o que obriga ao rigor e transparência, de todos aqueles que duma maneira ou d eoutra influenciam as nossas vidas.
Como é o conhecimento público está disponível, no site da Segurança Social a Lista de Grandes Devedores à Segurança Social, e desde finais de Julho, no site da Direcção-Geral dos Impostos, a primeira Lista de Grandes Devedores ao Fisco. Parece que neste último caso, a operação foi um sucesso e antes de a mesma ir para o ar já haviam sido cobrados 20 dos 130 milhões de euros em dívida. Parece que a ideia é ir até ao mais pequeno devedor e será extensível a outras áreas. Parece ainda que o próprio Estado vai dar o exemplo e vai divulgar a lista dos seus próprios incumprimentos. Temos que aplaudir esta decisão do Governo.
Mas NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA é que um dos maiores devedores à Segurança Social é um colaborador habitual do PSD:
«Jorge Alves da Silva tem a empresa com o seu nome na categoria dos devedores que têm débitos entre os 250 mil e os 500 mil euros. Segundo apurou o CM, Alves da Silva foi contratado pelo PSD para organizar as campanhas eleitorais entre 1985 e 1995, tendo participado nos eventos que elegeram Cavaco Silva.» [Correio da Manhã ).... e esta!!! Agora compreendemos melhor a "resistência" de alguns a esta publicitação!

Por outro lado lamentamos a "ignorância da imprensa" é que ao contrário do que afirmam já hoje,anualmente, as CAMARAS MUNICIPAIS publicitam as suas dividas, que integram, nominalmente, o respectivo documento de PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS - assim desde sempre todo o cidadão pode, se assim o desejar, conhecer não só a quem a sua Camara "deve", como o respectivo valor, com referência a Dezembro de cada ano.