segunda-feira, dezembro 09, 2019

" Espero-te no mesmo sonho de sempre... não chegues tarde." (anónimo)


" Espero-te no mesmo sonho de sempre... não chegues tarde."
(anónimo)

 “A vida já é curta, mas nós tornamo-la ainda mais curta, desperdiçando tempo.”(Victor Hugo)

Nunca desistas dos teus sonhos, pois o mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver os seus sonhos. Lembra-te disto: Nem todas as coisas que nos aparecem na nossa vida são boas. Das que são boas, nem todas são boas para nós, mas talvez sejam para outra pessoa. A realidade é que muitas pessoas, e isso acontece com toda a gente,  não conseguem dizer não a coisas menos boas. Sabem que são coisas menos boas e mesmo assim dizem sim. Imagina para onde vai a vida de uma pessoa que diz sim a coisas menos boas? “Por mais que os pensamentos voem é melhor sonhar com os pés no chão….é  escusado sonhar que se bebe; quando a sede aperta, é preciso acordar para beber.” (Sigmund Freud)
 É por isso, que um compromisso é não precisar voltar a decidir sobre coisas já decididas. Imagina quanta energia aproveitada em avançar se não andares sempre a tomar as mesmas decisões... voltar atrás... decidir de novo... e estar sempre a começar do princípio, somente porque não entendes o poder de um compromisso. Porém penso que a maioria de nós diz não a coisas menos boas  com relativa facilidade (talvez não seja assim tão relativa, mas nesses momentos não temos bem a noção do que está a acontecer). Para a grande maioria a dificuldade não é dizer não a coisas menos boas, mas sim dizer não a coisas que podem ser boas, mas não são boas para nós, mas podem ser para outra pessoa. Na verdade também há quem afirme que dizer não a coisas boas, mas que não são boas para nós, é determinado pela clareza da nossa  visão, da missão e do alinhamento com os nossos valores e sentimentos. “As pessoas sabem aquilo que elas fazem; frequentemente sabem por que fazem o que fazem; mas o que ignoram é o efeito produzido por aquilo que fazem.”(Michel Foucault)
Faz parte da vida arriscar-se por um sonho... Porque se não fosse assim, nunca teríamos sonhado! Costumo dizer que falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem a nossa opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa nos deixe de ouvir.. ou melhor escutar, pois queremos ou desejamos transformar um pequeno momento num grande instante, pois devemos ter a percepção e a consciência de que  pessoas entram nas nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem! Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo nas nossas vidas, é que as coisas acontecem.As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.”(Clarice Lispector).
Não será novidade para ninguém que a maior parte das pessoas não têm a coragem de desafiar os seus limites e, no final, acabaram por gastar a vida subindo a mesma montanha que toda a gente. A sua própria montanha está ali ao lado, virgem, porque não tiveram a coragem de fazer o que muita gente faz: ser eles próprios. Isto significa revelar o seu próprio potencial, desenvolvê-lo, expressá-lo. Fazer o que poucos fazem, percorrer a estrada menos concorrida, fazer o quilómetro extra. Aqui não há engarrafamentos, porque quase toda a gente está lá atrás, na segurança aparente da multidão, fazendo as mesmas coisas, da mesma maneira e no mesmo tempo. "Tu não és somente quem tu és, tu és em quem te transformas. Independentemente da tua personalidade, das tuas aptidões, tu podes transformar-te em qualquer coisa que tu realmente queiras."(anónimo)