quarta-feira, julho 08, 2009

ALMEIRIM - ACIDENTE NAS OBRAS DE SANEAMENTO EM PAÇO DOS NEGROS

No sábado, dia 27 de Junho de 2009, cerca das 10,00 da manhã, em Paço dos Negros ocorreu um grave acidente, entre um morador desta localidade e uma máquina (dumper), ao serviço da empresa Ecoedifica, que anda a executar as obras de saneamento básico, cujo dono da obra é empresa intermunicipal "Águas do Ribatejo”, presidida pelo presidente da câmara municipal de Almeirim.
Todos esperamos, por ser sua obrigação legal, que as respectivas autoridades tenham de facto tomado conta desta ocorrência, de modo a possibilitar a determinação de responsabilidades por este tão grave acidente, em que todas as consequências ainda estão por atingir, sendo que o habitante de Paço dos Negros, em estado muito grave foi colocado nos cuidados intensivos com várias lesões muito graves.
Colocam-se, no entanto, para além de “se saber se as comunicação de realização de trabalho aos sábados”, foi devidamente comunicada às respectivas autoridades responsáveis pelo cumprimento das normas laborais” algumas questões que nos parecem pertinentes, dado o risco elevado que advêm destas obras, em localidades, nomeadamente se a sinalização não for a adequada ou as empresas responsáveis pela obra não se encontrarem devidamente certificadas, ou se está claramente identificado o dono da obra e a empresa responsável pela mesma. Entendemos que há aqui claramente responsabilidades de vários níveis, inclusivamente politicas. Vamos ver quem as vai assumir.

No entanto, temos que acrescentar que sobre estas obra, e o modo como a mesma está a decorrer, relembramos aqui a situação, ainda não esclarecida da colocação do seus estaleiros principais, está a gerar um situação de grande descontentamento e indignação na população de Paço dos Negros, devido aos efeitos muito graves que e fazem sentir sobre a população de Paço dos Negros, pondo em risco a segurança de pessoas e bens, bem como a sua saúde.
Por exemplo na Rua General Humberto Delgado e na Rua Vale João Viegas a obra de saneamento propriamente dita está concluída, faltando apenas a pavimentação, encontrando-se intransitável sobretudo depois da chuva do fim-de-semana. A mesma falta de pavimentação está a causar problemas graves a quem sofre de asma e não só, que perante temperaturas superiores a 30 graus, estão impedidos de abrir janelas ou portas e até mesmo de respirar fora de casa, tanta é a poeira junto das habitações o que deverá levar a uma intervenção urgente das autoridades de saúde local.
O nível de poeira é de tal forma elevado, que prejudica inclusivamente as plantas nas explorações agrícolas e hortas junto da obra, sem que haja o cuidado de minimizar impactos ambientais ocasionados, sendo que na semana transacta apenas num único dia e por uma única vez as vias intervencionadas foram regadas pela empresa responsável pela execução da obra de saneamento, que segundo o caderno de encargos, estes trabalhos têm uma duração prevista de 180 dias, o que significa que o saneamento básico deveria estar concluído antes do próximo Inverno, para além da confusão de responsabilidades e deveres, não se sabendo quando é a Câmara ou a empresa , o que confundem os habitantes.
Anotamos que a principal queixa da população de Paço dos Negros é as deficiências estruturais no abastecimento da água, devido a uma rede de águas que há muito tempo aguarda para ser substituída. Quando é que tal acontecerá?

(intervenção na Assembleia Municipal de Almeirim, no dia 29 de Junho de 2009)