quinta-feira, abril 30, 2009

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "ALMEIRIM AINDA A PROPÓSITO DAS ÁGUAS DO RIBATEJO":

"Depois de ler este post e fazendo fé que o seu autor escreve a verdade porque foi presidente da Assembleia Municipal de Almeirim, questiona-mo-nos nós vulgares cidadãos e eleitores para que serve afinal o tão propalado PODER LOCAL DEMOCRÁTICO e para que serve uma ASSEMBLEIA MUNICIPAL? Eu como conhecedor do funcionamento de uma câmara onde impera a maioria absoluta afirmo-o com a maior das convicções e sei que Saldanha Sanches, Maria José Morgado, Miguel Sousa Tavares e outras personalidades bem conhecidas também já o fizeram, que um presidente de câmara durante o seu mandato e quando dispõe de maioria absoluta se comporta exactamente como um monarca absolutista que faz o quer e a quem os seus vassalos devem a mais cega obediência, sob pena, de verem comprometidos os seus cargos enquanto vereadores ou funcionários. Infelizmente ainda não será nos próximos tempos que entraremos num verdadeiro Poder Local Democrático, porque as Assembleia Municipais não têm o poder de destituir presidentes de câmara, até os Tribunais têm dificuldade, por causa dos recursos sobre recursos e por causa dos "esquecimentos" quando chega a hora de fazer prova... "
Foi um principio que sempre segui deste o inicio da publicitação deste espaço. Por norma muitos cidadãos, todas as semanas me fazem chegar os seus escritos - acho que é compreensível, no contexto actual, que a denúncia anónima constitui, muitas vezes, a única forma de participação dos cidadãos - mas deve constituir uma excepção.
Quero aqui deixar uma ressalva, a maioria absoluta devia permitir precisamente o contrário, pois também corresponde a situações de facto, que quando em minoria toda a acção também pode ser bloqueada - quer num caso quer noutro que fica a perder são os cidadãos - os cidadãos nunca devem abdicar dos seus direitos de cidadania