quarta-feira, outubro 15, 2014

SERÁ PASSOS UM MENTIROSO COMPULSIVO?

SERÁ PASSOS UM MENTIROSO COMPULSIVO?
O primeiro ministro mentiu hoje mais uma vez, na afirmação  em que veio gabar-se “do défice que o Governo estima para 2015, afirmando que é a «primeira vez» que ficará abaixo dos 3%.” Trata-se de uma “brutal falsidade e dita por um primeiro ministro. As televisões transmitem a mentira, sem repor a verdade! Já não há jornalismo no nosso País?
Em 2008, o Supremo Tribunal de Justiça clarificou assim o problema: "Inexiste no nosso ordenamento jurídico um direito a mentir; a lei admite, simplesmente, ser inexigível dos arguidos o cumprimento do dever de verdade. Contudo, uma coisa é a inexigibilidade do cumprimento do dever de verdade e outra é a inscrição de um direito do arguido a mentir, inadmissível num Estado de direito."
Mas, hoje, Passos Coelho veio gabar-se do défice que o Governo estima para 2015, afirmando que é a «primeira vez» que ficará abaixo dos 3%. Para além de pretender disfarçar que a previsão dos estarolas falha a meta negociada com Bruxelas, o que importa observar é que o alegado primeiro-ministro não hesita em mentir com quantos dentes tem.
Com efeito, convém avivar a memória de Passos Coelho. Em 2008, o défice foi de 2,6% — logo, inferior a 3%, quando o défice orçamental herdado pelo Governo do PS em 2005 havia sido de 6,83%. O défice atingido em 2008 foi, na realidade, o valor mais baixo conseguido desde Abril de 1974
  Espero que o novo PS encontre rapidamente uma resposta adequada a esta decadência que atrofia e degrada a qualidade da nossa democracia e respectiva governação. Até porque não é difícil, basta querer