segunda-feira, maio 26, 2008

Formação do preço do gasóleo na Comunidade Europeia

Porque não é possível colocar um pouco de lucidez sobre esta discussão dos preços dos combustíveis? Porque não nos dizem a verdade sobre o funcionamento dos mercados?
Porque é que os órgãos de informação, jornais, televisão e rádio ( jornalistas) não cumprem a sua missão?

ESTRUTURA DOS PREÇOS DA GASOLINA ( IO95) NA UE ( 15) ( Maio de 2008)



ESTRUTURA DOS PREÇOS DO GASÓLEO NA UE ( 15) - Maio de 2008

Aqui fica sem comentários, será que querem perder um "minuto" para verificar e tirar conclusões ! Um cidadão informado e esclarecido torna-se mais exigente!

Mas digo alguma coisa....

Com se sabe as compras das matérias primas (Crude petroleo bruto) fazem-se essencialmente no mercado de futuros, ( os preços acordados hoje serão para entregas num prazo de 180 dias) basicamente em duas bolsas específicas, Londres e Nova York. Porque é que se "aproveitam" dos preços ditos de amanhã, para justificação dos aumentos ? Porque não esclarecem como funciona este mercado?
A verdade é que os preços ao consumidor , reflectem os preços praticados na praças nova-iorquina e londrina, não pelo mercado da refinação, e que as petrolíferas são as beneficiárias da alta do preço do petróleo, assim como os países produtores. Isto porque os ganhos resultantes do aumento do preço do petróleo são sem despesas, pois nem se faz investimento, nem se paga mais pela mão-de-obra, nem o custo da exploração petrolífera é maior presentemente do que há um ano atrás. Então porque aumentam os preços?

Vejam estas três "noticias" de hoje , sobre a mesma situação:

Subida dos preços do petróleo pressiona dólar A divisa norte-americana mantém-se próxima dos valores mais baixos dos últimos 30 dias face às suas principais rivais, devido aos receios dos investidores de que o aumento dos preços do crude possam vir a levar a um abrandamento da economia norte-americana

O petróleo sobe com queda do dólar Os preços do crude encontram-se em alta nos mercados internacionais, mas a aliviar dos máximos da sessão, uma vez que a nova desvalorização da divisa norte-americana em relação ao euro está a levar os investidores a comprarem matérias-primas como um meio de se protegerem das pressões inflacionistas.

Bolsas asiáticas caem pela quarta sessão consecutiva Os preços do petróleo continuam imparáveis, atingindo novos máximos históricos em Nova Iorque e Londres, devido aos receios de que a oferta não seja suficiente para satisfazer a procura, depois de ter sido conhecido que as reservas norte-americanas de crude e de gasolina caíram na semana passada, enquanto os analistas esperavam uma subida.




As chaminés