quinta-feira, setembro 26, 2019

“Os únicos sonhos de que vale a pena falar são os que não nos deixam dormir “.(Miguel Esteves Cardoso)


“Os únicos sonhos de que vale a pena falar são os que não nos deixam dormir “.(Miguel Esteves Cardoso)
“Acho que nada acontece por acaso, sabe? Que no fundo as coisas têm seu plano secreto, embora nós não entendamos.”(Carlos Ruiz Zafón)

Cada vez mais, no nosso dia a dia, somos confrontados com mudanças para as quais não estamos preparados, e onde as estratégias utilizadas conseguem fazer com que os mais incautos se deixem apanhar pelas mesmas, não se apercebendo que muitas vezes as novas estratégias, sendo penalizadoras para uns, são sempre benéficas para outros. Não podemos ignorar que ao sermos lembrados em datas importantes tem o seu valor, porém são nos pequenos gestos do nosso dia a dia que as grandes mensagens são transmitidas. Podemos ganhar a confiança em poucos segundos com pequenos gestos. Apenas não nos podemos esquecer que privilégios são raros e uma amizade será eterna até que a primeira desconfiança surja.” Há sonhos que ao enterrar-se,/ Levam dentro do caixão,/ Bocados da nossa alma,/ Pedaços de coração! (Florbela Espanca)
Somente os olhos conseguem expressar os sentimentos mais profundos do coração, e uma das mais seguras demonstrações da nossa empatia e amor é compartilhar pensamentos e sentimentos. Como alguém já disse amar é querer compreender o que a pessoa amada pensa, o que pensa de si mesma e do mundo em que vivemos, e onde as palavras falham, é reconfortante saber que existem muitos outros meios vitais e eloquentes de nos comunicarmos, tentando algo novo, mas ser agradável para nós mesmos ao longo do caminho, e percebendo que não estamos sozinhos. Todos nós, já por isso passamos, que para expressar o que sentimos não é nada fácil e por isso sempre aprendemos a reprimir alguns dos nossos sentimentos, guardando-os para nós e daí o nosso silêncio em certos momento. Como disse Freud: “Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis, e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente.”
 Todos nós temos sonhos, todos nós temos a visão de uma vida ideal onde tudo é perfeito e temos sucesso em tudo de forma espontânea.... Pois! Mas um sonho sem um plano é apenas um desejo! O que todo o ser humano quer é concretizar os seus sonhos. É talvez por isso, que há momentos na nossa vida que queríamos expressar os nossos sentimentos, no fundo viver  em paz com outras pessoas, acontece com muita gente que  acaba a suprimir os seus próprios sentimentos, até desenvolverem doenças por carregar esse rancor e esse ressentimento e nunca falar sobre o assunto.  Assim, vamos armazenando sentimentos que precisam sair de alguma forma, e normalmente, todas as emoções se traduzem em raiva e/ou tristeza, uma sombra que se esconde por trás da nossa aparente figura. Quanto mais tempo sofrermos calados, mais doentes vamos ficar...mas, precisamos de nunca esquecer, como disse Descartes que, mesmo os mais perfeitos espíritos terão necessidade de dispor de muito tempo e atenção.”  
Será que todos nós precisamos de  pensar um pouco diferente? Que perguntas podem permitir que possamos tirar um pouco do peso dos nossos ombros? Como podemos abordar certas experiências ou sentimentos de uma maneira nova? O que é que fica ou “soa” na sociedade que nos envolve? O que acha que não faz sentido? O que quer guardar para si?  Ao falar de paciência não se está a falar de resignação, mas sim de resiliência e determinação na certeza  de que o nosso sonho é real e se concretizará. Ser resiliente significa ser flexível, mas possuir autoconfiança. Saber aprender com a atitude dos outros, sem perder a própria essência, e permanecer sempre gratos por cada manhã que nasça e abrir os olhos e ouvir do céu: Hoje tudo vai dar certo! “ Encontre o melhor em todos. … podemos ter que esperar muito tempo, às vezes anos, mas as pessoas vão mostrar o lado bom deles. Apenas devemos continuar a esperar, não importa quanto tempo demore. Nem tudo na vida é sempre tão difícil. Toda a gente tem um lado bom, apenas devemos continuar a esperar, que ele vai chegar. ”(Randy Pausch