quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Para ir "relembrando"!



Qualquer semelhança com a realidade é pura especulação.

ALMEIRIM - Quimiparque "varre" 52 mil toneladas de lamas perigosas.

Conforme consta no Catálogo Europeu de Resíduos – CER - Lista de resíduos perigosos, as lamas de zinco constituem uma elevada perigosidade para a saúde das pessoas.

“Começa hoje a descontaminação dos solos afectos à Quimiparque (Barreiro). No prazo de seis meses serão retirados cerca de 52 mil toneladas de resíduos depositados à superfície no parque de lamas de zinco do antigo complexo industrial da CUF/Quimigal, onde actualmente funcionam 200 empresas e trabalham duas mil pessoas em terrenos agora detidos pela Baía do Tejo. O investimento orça os quatro milhões de euros e pretende "varrer o lixo" ao longo de cinco hectares.

“Parte do passivo ambiental que sobrou da intensa actividade industrial da CUF/Quimigal, ao longo de mais de um século, será removido até 2013. O calendário define que até Junho serão tiradas dali 52 mil toneladas de lamas de zinco. Este material será depois encaminhado para o Centro Integrado de Recuperação e Valorização e Eliminação de Resíduos (CIRVER) da Chamusca.”

Será que os meios de transporte destas lamas perigosas, vão atravessar a cidade de Almeirim?