WE ARE ABLE TO DO OUR BEST! “É das coisas, que os sonhos são feitos.” It is about things, that dreams are made." (William Shakespeare
quarta-feira, agosto 13, 2025
“A única coisa certa que temos na nossa vida é o seu final.”
“A única coisa certa que temos na nossa vida é o seu final.”
Mas, não fazemos nenhuma ideia quando nos baterá à nossa porta, ou nos surpreenderá numa qualquer esquina. Sabemos tudo isso, mas fazemos por nos esquecer, por atirar por detrás das costa essa consciência latente, omnipresente, mas inconveniente e desesperante até. A frase, portanto, não é uma citação específica de um autor, mas sim um resumo de um pensamento comum sobre a condição humana. Ela lembra-nos da importância de aproveitar a vida, valorizar o presente e lidar com a inevitabilidade da morte de forma consciente e serena. Como terá dito William Shakespeare : “As nossas dúvidas são traidoras e fazem-nos perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
É verdade, há dias em que tudo parece dar errado. Às vezes, vale a pena um maior esforço para vencer esses dias. Às vezes, o melhor é aceitar que o dia é menos bom, aguardar passar, deitar-se na sua cama e esperar ansiosamente pelo o amanhã, que será belo, como todos merecemos! Mas os momentos passam e os dias também. Portanto, sejamos pacientes, que tudo vai dar certo no momento certo. Há quem diga que, como Henry Ford, numa frase que lhe é atribuída: "O fracasso é apenas a oportunidade de começar de novo, desta vez de forma mais inteligente". A frase ressalta a importância da resiliência e da aprendizagem com os erros, vendo o fracasso não como um ponto final, mas como um novo começo com mais sabedoria. Essa citação é frequentemente utilizada para inspirar as pessoas a persistirem diante de desafios e a encararem os fracassos como oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Temos plena consciência que ,"o tempo das verdades plurais acabou. Vivemos no tempo da mentira universal . Nunca se mentiu tanto. Vivemos na mentira, todos os dias." é uma citação de José Saramago, que com ela expressa uma visão sobre a sociedade contemporânea, onde a multiplicidade de perspectivas e verdades ("verdades plurais") deu lugar a um período de predominância da mentira, caracterizado pela propagação de informações falsas ou enganosas e em larga escala. Sendo que a verdade está a ser cada vez mais obscurecida pela desinformação e pela manipulação. O que me “chateia” é que há por aí gente a viver disto, de espalharem notícias e boatos mentirosos para enganarem lerdinhos que até o são porque muitos acreditam e repetem as aldrabices, pior, ainda acham-se mais espertos que os outros….dito de outra forma, isto corresponde mais ou menos àquela “velha máxima” de que as pessoas não ouvem (ou leem) o que se lhes diz, mas sim o que querem ouvir (ou ler). “O significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim na nossa atitude em relação a elas.” Antoine de Saint-Exupéry
Mas não quero que entendam os meus escritos, apenas com tristeza, quero acima de tudo deixar uma mensagem de esperança, acredito e quero acreditar que é possível, como disse José Saramago: ”Há coisas que nunca se poderão explicar por palavras. ….todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia a mais ou menos um dia.”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário