quarta-feira, outubro 02, 2024

“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.”(Winston Churchill)

“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.”(Winston Churchill) É preciso coragem. É preciso sentido de humor. É preciso esperança. É preciso resistência. "Pela boca morre o peixe", diz o povo. Sempre impulsivo, em pequeno, o meu pai repreendia-me e dizia que eu deveria andar com um botão na boca. Assim, sempre que pensasse dizer alguma coisa, tirava o botão sete vezes. Nunca o fiz, mas em circunstâncias mais formais, penso muito antes de agir, de escrever, de falar. E, quando olho para as redes sociais, para as declarações de políticos, comentadores ou figuras públicas, penso no conselho do meu pai. Um botão. Sete vezes. Se o fizessem, quão diferente seria tudo o que lemos, ouvimos e fazemos. “A vida é assim, está cheia de palavras que não valem a pena, ou que valeram e já não valem, cada uma que ainda formos dizendo tirará o lugar a outra mais merecedora, que o seria não tanto por si mesma, mas pelas consequências de tê-la dito.”(José Saramago Tenho plana consciência que a minha vida mudou. Estes dias também servem para enfrentar o tempo e tentar arrancar-lhe algumas vantagens, daquelas que passam o resto do ano a fugir de nós, porque dizemos sempre que não tempos tempo para as perseguir com respeito e a fúria que merecem. Como disse um autor desconhecido: “A vida já complicada e cheia de contratempos. Conservar o bom humor é um segredo de sobrevivência.” Nunca deixes de lutar por aquilo que acreditas. Jamais desistas dos teus sonhos. E nunca deixes de lutar pela tua felicidade. Nunca desistas de lutar pelos teus objetivos, jamais deixes que alguém tente minar os teus pensamentos com ideias contrárias aos teus sonhos. Sonhos são a base de tudo, sem eles, é impossível viver, pois o sonho alimenta a nossa alma a cada novo amanhecer. “A esperança é o sonho do homem acordado.”(Aristóteles) Pare, escute e olhe são avisos que servem para qualquer ocasião. Sorria porque sempre há alguém a olhar para ti. Faça silêncio pois nunca estamos sozinhos. Aceite que as regras servem para todos, tanto em casa como na rua. No entanto não se pode esquecer , como o disse Marilyn Monroe: “Se eu tivesse cumprido todas as regras, eu nunca teria chegado a qualquer lugar.”

Sem comentários: