segunda-feira, agosto 26, 2019

“Eu não sou uma sonhadora. Só devaneio para alcançar a realidade.” (Clarice Lispector )


“Eu não sou uma sonhadora. Só devaneio para alcançar a realidade.” (Clarice Lispector )

“A juventude é um disparate, a idade adulta uma batalha, a velhice uma saudade” (DISRAELI).

Que cada um de nós, pessoas únicas, possamos encontrar algo que nos inspire, que nos faça sentir apaixonados pela vida. E aí sim, mergulhemos nisso de cabeça empenhando o melhor de cada um. Trabalhando duro e se apaixonando por aquilo que estamos fazendo. Há, somente é bom ter na memória que também não é bom ficar obcecado. Sentir-se motivado sem dúvidas é algo muito benéfico, mas não pode se tornar doentio. “Nós não podemos mudar as cartas que nos foram dadas, mas apenas o modo como iremos jogá-las. Se eu não estou tão deprimido ou triste como deveria estar, desculpe desapontá-los.“ (Randy Pausch)
Todos nós, mais tarde ou mais cedo sentimos que “somos idosos”, mas todos “desejam” viver ainda uma longa vida, mas que nunca se sinta velho!! A este propósito há que distinguir que    enquanto o idoso leva uma vida activa, plena de projectos e preenche esperanças, O velho vive horas que se arrastam, destituídas de sentido. Enquanto o idoso tem os olhos postos no horizonte de onde o sol desponta, O velho tem a sua miopia voltada para as sombras do passado. Enquanto as rugas do idoso são bonitas porque foram sulcadas pelo sorriso, as rugas do velho são “menos bonitas” porque foram vincadas pela amargura. Enquanto o rosto do idoso se ilumina de esperança. O rosto do velho se apaga de desânimo. Idoso ou velho podem ter a mesma idade cronológica, mas têm idades diferentes no coração!Numa vida normal ninguém consegue escolher como vai morrer, ou quando. Mas, conseguimos apenas decidir como vamos viver. Agora.” (Joan Baez)
Há quem diga que  os sonhos não envelhecem... por isso vai em frente. Quem é rico em sonhos não envelhece nunca. Não é verdade que as pessoas param de perseguir os sonhos porque elas envelhecem, elas envelhecem porque param de perseguir sonhos. O tempo não envelhece, o que não amadurece são os seus sonhos, quando se perde em algum lugar nessa ininterrupta transição entre fases. Não basta crescer é preciso viver! Os sonhos não envelhecem, ideias são imortais. O tempo de fazer as mudanças, de semear frutos para o futuro é agora. Ao invés de se focar no que fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda há de ser feito. Seguir sempre em frente é a melhor decisão que podemos ter, seguir em frente sempre com o mesmo sorriso no rosto e firmeza nas decisões. “Mesmo que estejamos caminhando para a velhice, para a morte, a única coisa que não envelhece são os sonhos.”(Swami Paatra Shankara)
Muitos relacionam a velhice com solidão, como se esta fosse um comportamento esperado quando as pessoas ficam mais velhas. Sabemos que a solidão não ocorre somente na velhice. Ela está presente noutros outros períodos da vida. Ao longo da vida estamos expostos a eventos positivos e negativos que colaboram para que possamos adoptar um comportamento de solidão em algum momento. Entretanto, aquela teoria de “se deixar levar” não significa, de forma alguma, entrar num estado de “piloto automático” e permitir que as coisas aconteçam dependendo somente da sorte ou da inércia. Todos nós controlamos o leme de nossas vidas e sabemos que rumo tomar, e guiaremos nossos dias enfrentando ventos e tormentas.
MAS LEMBRE-SE.. Deixe-se levar por ventos suaves, saia de sua zona de conforto e avance por essas ilhas desconhecidas, mantenha a mente aberta, os olhos acordados e o coração receptivo. A vida não é planeada, simplesmente acontece, mas é preciso saber ver as coincidências porque, às vezes, A VIDA NÃO É ESPECIALISTA EM DAR SEGUNDAS OPORTUNIDADES… “ O tempo que passa não passa depressa. O que passa depressa é o tempo que passou. Não queiras saber tudo. Deixa um espaço livre para te saberes a ti. Vive a vida o mais intensamente que puderes. Escreve essa intensidade o mais calmamente que puderes. E ela será ainda mais intensa no absoluto do imaginário de quem te lê. De todos os sonhos do homem, a única coisa que não falhou foi o sonho. E é por isso que ele continua. Não penses que a sabedoria é feita do que se acumulou. Porque ela é feita apenas do que resta depois do que se deitou fora. (Vergílio Ferreira)

Sem comentários: