segunda-feira, agosto 26, 2019

“Cuidado por onde andas, que é sobre os meus sonhos que caminhas.” (Carlos Drummond de Andrade)


“Cuidado por onde andas, que é sobre os meus sonhos que caminhas.” (Carlos Drummond de Andrade)

  “Nós vemos a palha nos olhos dos outros e não a viga no próprio.” (Fernando Pessoa)

 A gente tem todos os motivos, na nossa vida, para optar por algo que se nos apresenta e parece maravilhoso. Nós trocamos ideias e percebemos daí diversas vantagens. E, muitas vezes, são argumentos consistentes e que fazem total sentido, porém, não o sentido das nossas expectativas e como diz o povo “do nosso coração.”
Há uma frase atribuída a Francis Bacon que exprime claramente este pensamento. “Não há comparação entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar.” Julgamos que agimos de modo racional, de acordo com os padrões da sociedade, mas na realidade estamos a ”enganar-nos” e escolhemos aquilo que nos padrões da sociedade, pensamos poder ser melhor, mas que para nossa alma não o será. Então, a gente opta pelo emprego que paga mais, mas nos faz menos feliz. Pelos amigos que nos proporcionam mais, mas nos fazem menos bem. Vivemos na cidade que nos basta e não na dos nossos sonhos. Seguimos os valores impostos pela sociedade e não os nossos próprios e genuínos, entrando numa  vida de ilusão onde a gente finge que é feliz para os outros, mas, definitivamente, não nos sentimos como tal. “As pessoas preferem acreditar naquilo que elas preferem que se seja verdade, esquecendo-se que  a verdade surge mais facilmente do erro do que da confusão.”( Francis Bacon)
Devemos sempre ter a noção de que quando, na vida, uma porta se fecha para nós, há sempre outra que se nos abre. Em geral, porém, olhamos com tanto pesar e ressentimento para a porta fechada, que não nos apercebemos de que outra se abriu. Não devemos ter qualquer receio de cometer erros durante a concretização dos nossos objectivos, pois os erros e aprendizagem fazem parte do processo de construção da nossa vida. Como disse Francis Bacon “O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.” 
Em grande parte da nossa vida mantemo-nos reféns ,de parte do que entendemos ser os  nossos erros e sem o  querermos não olhamos para os muitos  desafios que pairam sobre nossas cabeças. A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades. Já Fernando Pessoa dizia  que os seres humanos vivem girando em torno do nada. Não temos ideia de qual é o nosso propósito, muito menos de como vamos alcançá-lo. Iludimos os outros, que por sua vez estão nas mesmas condições que nós. Para o poeta, este é o jogo da vida. Por tudo isso, não devemos depreciar o que fazemos, por menores que os actos possam parecer. "Para realizar grandes coisas, não devemos apenas agir, mas também sonhar; não apenas planear, mas também acreditar”. (Anatole France.)
  O que mais parece insignificante no início pode-nos dar grandes conhecimentos e ensinamentos, assim como abrir portas. Os pequenos passos são os mais importantes: tanto os curtos quanto o longos, altos ou baixos; com eles estão aqueles que caminham nas trilhas que escolhemos. Fernando Pessoa abre uma óptima porta para que possamos ter uma nova perspectiva do mundo que nos rodeia. Porque cada vez que vemos algo por fora, cada vez que julgamos ou cada vez que criticamos aquilo que vemos, há uma parte de nós. Não podemos julgar alguém que critica, pois assim pareceremos o acusado. É como este provérbio: “Quando cria um objectivo, vá até ao fim!” E no dizer de Fernando Pessoa: “Descobri que a leitura é uma espécie de sonho escravizador, se devo sonhar porque não sonhar os meus próprios sonhos.”

Sem comentários: