segunda-feira, agosto 26, 2019

“Mas o que há para lá do sonhar?” (Vergílio Ferreira)


“Mas o que há para lá do sonhar?” (Vergílio Ferreira)

“Um sobrevivente é capaz de lutar para além das forças humanas(anónimo)

Cada um de nós trava diariamente uma batalha particular entre as grandiosas fantasias que tem para si e o que realmente acontece. Todos sabemos ou devíamos saber que isso é um  caminho da ilusão e, por isso, vamos tentando descobrir qual é a nossa realidade  ou quando conseguimos sair dessa batalha mental! Como disse  Friedrich Nietzsche“O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.” Esta ideia do filósofo foi mostrar como somos capazes de aprender e ficar mais fortes emocionalmente a partir das nossas experiências de vida, incluindo (e principalmente) as mais difíceis e dolorosas. Lutar, persistir, insistir, correr atrás, por vezes do vento…., passar algumas noites sem dormir “direito”, mas nunca desistir de seus sonhos , acredite que é capaz, “olhe-se” a um espelho e diga e repita para si mesmo…”sou capaz”  , pois mais ninguém  pode “tornar” os seus sonhos reais! 
Não desistir é continuar uma caminhada sem abrir mão de lutar pelo que são os  objectivos da sua vida, é  impor-se e fazer o que for preciso para alcançar o mérito desejado, é não deixar de ser quem somos para agregar um valor ao nosso eu que não nos representa, é não permitir que o que dizem tenha influência para nos confundir no que diz respeito ao que tomamos como princípios, e como valores, daquilo que nos proporciona uma qualidade de vida confortável, é não deixar que a frieza humana  “apodere-se” do nosso calor alegre, dos nossos sentimentos, do nosso modo de viver a vida….. “É muito melhor lançar-se em busca de conquistas grandiosas, mesmo expondo-se ao fracasso, do que alinhar-se com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta, onde não conhecem nem vitória, nem derrota.” (Theodore Roosevelt)
Ao longo da nossa existência temos de aprender a lidar com os altos e baixos da vida (pelo menos é o esperado que seja isso que  façamos). A experiência de vida  é formada a partir da reflexão que fazemos das situações passadas. A partir daí, estaremos preparados para enfrentar episódios semelhantes no futuro. É continuar mesmo na dor, mesmo no medo, mesmo na incerteza, mesmo na frustração, mas ainda assim ter na nossa essência a certeza que de que as adversidades são transitórias e que lá mais para “ frente tudo pode ser diferente...”com alguma paciência e saber esperar. No entanto, por mais experientes  que sejamos ou nos tornemos, nunca estaremos cem por cento preparados para coisas inesperadas ou inéditas que nos vão aparecendo pela frente. Por esta razão, tenhamos a consciência de que nunca sabemos demais, nunca estamos totalmente prontos, sempre temos algo a ser aprendido.” A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.”(Confúcio)
Não desistir é permitir-se ser feliz, conhecer novos horizontes, dar a oportunidade de viajar, conhecer novos lugares, mesmo que esses “lugares” sejam fictícios ou “povoem” os nossos sonhos, que sejam os frutos da nossa imaginação, mesmo que não venhamos sair do lugar fisicamente, deixemo-nos aflorar pelo que nos completa, pelo que nos preenche, pelo que nos envolve de maneira que haja um despertar para o conceito de que acreditar no futuro vale a pena, lutar vale a pena, seguir vale a pena….  mais que nos pareça obscuro, negro, sem saída, inviável, tarde demais, ou  incerto, inseguro...  “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. (Madre Teresa de Calcutá)

Sem comentários: