sexta-feira, janeiro 15, 2021

“Acima de tudo está a vida das pessoas!” ( Dr. Antonio Costa –primeiro ministro de Portugal)

 Acima de tudo está a vida das pessoas!” ( Dr. Antonio Costa –primeiro ministro de Portugal)

 “E lembre-se: o coronavírus transmite-se de pessoa para pessoa. Ao isolar-se está a proteger-se a si e aos outros. Cuidar de si é cuidar de todos!” (Direcção Geral de Saúde)

Todos devemos ter a consciência que hoje é o primeiro dia da segunda vaga do confinamento, esta é a normalidade possível, até que nos vejamos livres destes tempos impossíveis, a realidade é que “só chegamos a estes momentos difíceis”, porque alguns não “quiseram cumprir um mínimo de regras para viver em sociedade”. “É próprio da natureza humana, lamentavelmente, sentir necessidade de culpar os outros dos nossos desastres e das nossas desventuras.”( Pirandello , Luigi) No entanto, são as nossas atitudes que escrevem o nosso destino. Nós somos responsáveis pela vida que temos. Culpar os outros pelo que nos acontece é cultivar a ilusão. Quanto mais depressa aprendermos isso, menos sofreremos, e o que devem e podem faze é culpar a vossa ignorância por não ter compreendido e pedir desculpa pelos erros que cometeram. Como alguém disse: “Um ser humano sem palavra é como um livro sem páginas...Não serve para nada!”.

Hoje podemos dizer que a pandemia deu-nos a todos uma visão sobre a natureza fundamentalmente do tempo, no geral todos temos a noção que  o “tempo” não é hoje o mesmo do passado. O ano que passou , chamamos ou vamos chamar o “ano da pandemia”, todo o tempo  foi muito parecido com o actual. O tempo dos calendários medindo dias e semanas tornou-se irrelevante - a duração do tempo que vivíamos “temos que reconhecer que não tinha fim ou julgávamos que o mesmo era infinito”.  

Da mesma forma, se olharmos para o futuro, nossos sentimentos sobre os trechos de tempo entre agora e o futuro serão distorcidos. Quando vamos sair de férias? Quanto tempo vai demorar para vermos nossos entes queridos? Sem sinalizações no tempo objectivo, sentimos que o tempo passa - mas porque nada acontece, ele passa muito mais devagar e estamos presos no presente. Se soubéssemos com certeza agora que o mundo voltaria ao normal em alguns meses, a duração do tempo passaria mais rápido. Mas como não sabemos isso ,tudo se arrasta - embora as coisas, o que será muito difícil, mas podemos ir “sonhando”, possam, no final, quando for esse final, voltar ao normal e no mesmo período de tempo, talvez esse seja o nosso  objectivo. “As pessoas com altos níveis de esperança têm certos traços comuns, entre eles o poder de se auto motivar, e sentir-se com recursos suficientes para encontrar meios de atingir os seus objectivos, ter flexibilidade bastante para encontrar meios diferentes de chegar às metas, e ter o senso de decompor uma tarefa formidável em outras menores, mais manejáveis.”(Daniel Goleman)

Sem comentários: