quarta-feira, dezembro 05, 2018

“Não sabem falar, mas sabem acompanhar o nosso silêncio”


“Não sabem falar, mas sabem acompanhar o nosso silêncio”
( Anónimo) 

“Alguns anjos não têm asas. Têm quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, ouvidos atentos e amor incondicional.” (anónimo)
Ter e viver com um cão na nossa casa pode mudar toda a nossa vida. Não é apenas uma grande responsabilidade, mas também é uma fonte inesgotável de educação e de  bem-estar. Como disse Kant “Podemos julgar o coração das pessoas pela forma como elas tratam os animais.” 
Na verdade os cães ensinam-nos o valor dos compromissos e da reciprocidade, longe vão os tempos onde um “aperto de mão” entre os humanos fechava o negócio. Mas, graças aos cães aprendemos o valor da lealdade, que é imenso, o amor incondicional, o amor de “aconteça o que acontecer” e “ o quero-te sempre ao meu lado porque contigo a minha vida é infinitamente melhor.”
Numa caminhada diária os cães não só aproveitam, para brincar por um tempo, como são pacientes e agradecem essa nossa disponibilidade, além disso, todos os dias reservam um tempo para explorar e se exercitar, não passa um dia inteiro sem fazer isso, mesmo que seja por pouco tempo. Quanto passeio o meu cachorro, ele não se importa para onde está a ir passear, está feliz de estar comigo e sabe valorizar o tempo. Não há nada que me faça sorrir mais do que vê-lo feliz porque vamos sair para passear. Se, tivermos atenção vemos que os cães também tem suas ansiedades e preocupações, mas desfrutam e tentam viver intensamente, cada momento que a vida lhes proporciona. “O único amigo desinteressado que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona, o único que nunca mostra ingratidão ou traição, é o seu cachorro.” (George Graham Vest)
 Como todos devíamos ter a noção a vida não é apenas cor de rosa e meu cachorro sabe disso; no entanto, é capaz de perdoar qualquer erro ou qualquer “explosão menos correcta” e seguir em frente, porque há uma ligação muito maior que nos une para sempre. Como disse São Bernardo “Quem me ama, ama também meu cão”. Este é um princípio que quero seguir e é inegociável.
Com o meu cachorro já aprendi várias coisas. Com ele aprendi a recomeçar todos os dias, pois percebi que, lamentar e remoer o passado de nada nos vai valer….com ele aprendi a levantar-me todos os dias para ele poder dar o seu primeiro passeio do dia e eu posso reflectir e pensar que “o novo dia” pode ser muito melhor que o anterior….pois percebi que, temos que acreditar em nós e que apesar de “não encontrar ninguém nesta vida por um acaso, cada pessoa é um teste, uma lição ou um presente”, podemos alterar muito da nossa vida, como disse Dale Carnegie “ A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem a coragem de arriscar.” 
Por vezes esquecemo-nos que “nada dura para sempre, nem as dores, tristezas, nem as alegrias. Tudo na vida é uma aprendizagem.  Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre.”( Clarice Lispector)
E agora, aconteceu…a realidade de quem somos, do que projectamos nos outros, nas circunstâncias e/ou nos eventos momentâneos. E, ao despertar, ficamos mais atentos ao presente, vivendo de forma consciente, momento a momento, ancorado no agora. No que é, no que acontece neste momento. Faz com que nos sintamos vivos, pertencendo a algo, a nós mesmos, vivendo…… Estávamos inconscientes até este momento, mas algo mudou. Algo emergiu de dentro e nos despertou de um sonho, ficamos de cara com a realidade, nua e crua como se costuma dizer. Eu aprendi que a vida é um caminho sem volta: ou  aproveitamos cada segundo ou esperamos pelo fim, com a certeza de ter fracassado por não viver intensamente.
 Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."  
Seria mais fácil com uma bola de cristal prever o futuro e escolher o nosso melhor caminho. Mas o facto é que todos temos que aceitar as consequência de não termos o sentido de que é a nossa “oportunidade de viver a vida que está a passar mesmo em frente aos nossos olhos”.
Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la .(Samuel Butler)

 NOTA FINAL: O cachorro das fotos é o meu “Júnior” que é um “cão de raça Schipperke- uma antiguíssima raça de cães de vigília belga, o Schipperke é um cão extremamente atento e inteligente. Embora seja bastante pequeno, é muito eficaz como um cuidador e protector da casa.
Esta raça costuma ser independente, confiante e gosta bastante da companhia humana, mas não é grande fã de demonstrações físicas de carinho muito prolongadas ou afectuosas. É bastante inteligente e aprende com facilidade rotinas de trabalho e truques.

Sem comentários: