quarta-feira, dezembro 05, 2018

“Nada é tão nosso como os nossos sonhos”. (Friedrich Nietzsche)


“Nada é tão nosso como os nossos sonhos”.
(Friedrich Nietzsche)

 A nossa vida é cheia de memórias, algumas são mais agradáveis e outras nem tanto assim, mas são as nossas memórias. Mas é o conjunto de todas as nossas memórias, que fazem as pessoas que somos hoje. Na verdade, também temos de admitir que algumas das nossas memórias são simplesmente mais dignas de serem mantidas do que outras. Algumas das nossas memórias são coisas boas ​​e fundamentais de se lembrar, e outras ficam melhor armazenadas como lições da vida e das nossas experiências. Mas todas são as nossas memórias!
Como escreveu Luiz de camões “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades.
Não creio ser novidade ao dizer que o “tema da perda” surgiu em muitos aspectos diferentes da vida e a que todos estamos sujeitos, muito recentemente, e não é algo muito estudado ou sequer falado. No entanto, julgo ser uma experiência tão desafiadora, e tão necessária para nós entendermos, porque significa em primeiro lugar abandonar uma realidade que temos actualmente, e de seguida para se poder abrir espaço para uma nova realidade que temos que saber enfrentar, que pode ser incrivelmente inquietante e até assustadora. Muitas vezes pensamos em perda em termos de morte, mas também há perda relacionada com todas as mudanças pelas quais passamos, tanto negativas quanto positivas.
 Nós não perdemos apenas as pessoas que amamos; perdemos ideias que tivemos sobre como seria nosso futuro. Nós perdemos aspectos da nossa identidade. Perdemos familiaridade e conforto e o conhecido. Perdemos pedaços de quem nós éramos uma vez para nos tornarmos quem somos. Perdemos estrutura e rotinas e padrões. Nós perdemos partes de nós mesmos. “  (1)
É por isso que não se deve ficar a pensar no que será o futuro, quando devemos, e o mais acertado é viver intensamente o presente para não ter que “enfrentar os fantasmas do passado”. Será bom relembrar que o que torna uma pessoa “especial” é sua capacidade de viver intensamente por uma causa, seja ela qual for. Temos que reconhecer que, talvez isso seja  raro nos dias de hoje, pois vive-se muito pela metade e aqueles que se empenham na realização de seus sonhos não se conformam com esta uniformidade, assumindo o preço de serem diferentes e, geralmente, “nadam contra a corrente”. Ora tudo isto requer muita coragem. A coragem de o ser, não simplesmente de o fazer. Ser é mais difícil do que fazer, afinal, é no ser que o fazer encontra o seu sustento. Faço a partir do que sou. Não o contrário. Como disse Roosevelt “Nada é impossível. Se puder ser sonhado, então pode ser feito.”
Talvez seja mesmo isso! “Posso estar em busca do até certo ponto do pouco provável, mas nunca o impossível. Por isso sei que existe num qualquer lugar do nosso planeta,  alguém que “está à minha espera” e, se esse alguém for como eu vai parar de esperar e começar a procurar, até que um dia nos iremos encontrar e fechar um ciclo para começar um novo e muito melhor para nós e os que tiverem o privilégio de estar ao nosso lado”.(Cicero).
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentiras. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesmo, mas com a certeza que a vontade de ficar não pode ser mais forte que a coragem de seguir em frente, nada é difícil quando acreditamos no queremos, e os nossos sonhos se tornam realidade. Mas,“acreditem, que algumas vezes na vida, mais difícil que seguir em frente, é não olhar para trás”(autor desconhecido),e por outro lado por distracção ou outra coisa qualquer não percas a tua oportunidade, pois deves saber que a pior decepção com alguém é a que representa o ponto final de uma história que prometeu ser tudo e acabou por ser nada!

Sem comentários: