segunda-feira, janeiro 18, 2021

"A razão porque não achamos o descanso é porque buscamos onde não está.”(Padre António Vieira)

 "A razão porque não achamos o descanso é porque buscamos onde não está.”(Padre António Vieira)

 Há que perceber que agora estamos instalados neste “novo normal” e que é em função desta realidade que temos de viver a nossa vida. Muitos de nós tem passado todos estes meses com as cautelas que são e foram determinadas pelas regras de saúde publica, (como a utilização de máscara, a distância física, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória) mas não devemos, nem podemos deixar de olhar para a floresta como um todo e não apenas como uma árvore, porque muitos de nós não deixa de conhecer muitos casos de amigos e até de conhecidos, que não se eximiram , às “jantaradas”  quer no período natalício, quer na passagem de ano, com muitas pessoas para além do que era aconselhável, e por mais inacreditável que nos pareça, mesmo nestes tempos de agora isso acontece. Como tudo isto é possível estar a acontecer, com toda a informação mais do que bastante para conhecerem os riscos em causa? Fará sentido algum que o decidido pelos outros, por aqueles que agem de acordo com o princípio individualista de que só aos outros acontecem os males, que afinal, mais tarde ou mais cedo acabam não só por lhes virem bater à porta, mas por atingirem outras pessoas que foram cumpridoras!? Talvez seja bom relembrar o que disse Clarice Lispector:” A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.”

Este é um momento difícil para todos, mas não é altura para baixar a guarda. Chegou a hora de sermos mais solidários no exercício da cidadania, se não percebermos e praticarmos isso, não estaremos à altura neste desafio das nossas vidas, nem dar um exemplo as nossos filhos, ou aos nossos netos, por um país solidário e confiante que temos futuro. Não sejamos apenas um mero espectador da nossa  vida, as nossas atitudes são responsáveis por tornar a nossa vida maravilhosa e extraordinária. Como disse Platão. ”Não espere por uma crise para descobrir o que é importante na  sua vida.”(Platão)

 Quem vive nessa bolha de amnésia, egoísmo e indiferença pelo bem comum, finge não saber que, só no fim-de-semana, foram milhares os infectados por não cumprirem as regras de saúde. Entre um café e outro, como se de queijo se tratasse, apagam da memória a responsabilidade que não querem assumir a sua real responsabilidade. Nestes tempos ou a sociedade percebe (e muda os comportamentos), sendo inadmissível que  em simultâneo, num mundo ao contrário, há quem faça das excepções a parte mais importante das regras a cumprir.Fechar é fechar, confinar é confinar, não é confinar mais ou menos, não é fingir que confina.”(Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República) .

Não temos dúvidas que há toda urgência no nosso  país impor mais grilhetas para obedecer às regras do achatamento das mortes, por isso à que avaliar com muito mais rigor as situações excepcionais previstas e a diminuí-las “porque as pessoas estão a ter interpretações muito criativas”. Em caso de dúvida, não invente: FIQUE EM CASA. Estamos a pôr todos os meios que existem no país a funcionar, mas há um limite e estamos muito próximos do limite. E os portugueses precisam de saber disso.”(Marta Temido, ministra da Saúde)

 “Ver é ser visto. Por quem? Por tudo. Como se as coisas tivessem um girassol no meio. Mesmo as mais opacas. Sem isso não veríamos nada. Nós não somos o Sol. Apenas um olhar onde, pela meditação das coisas, tudo se torna solar. Até a noite.”  (Eduardo Lourenço, in Da Pintura)

Sem comentários: