sexta-feira, dezembro 18, 2020

“Tudo o que somos é o resultado do que pensamos.”(Rhonda Byrne - O Segredo)

 “Tudo o que somos é o resultado do que pensamos.”(Rhonda Byrne - O Segredo)

Nestes tempos que agora vivemos, na generalidade passamos muito tempo ligados às tecnologias, esquecemo-nos de viver a nossa vida e ficamos muito ansiosos. A realidade é que vivemos numa insegurança permanente, mesmo quando não o queiramos admitir, há entre o real e a fantasia, a percepção e as projecções, embora tudo faça parte da natureza humana, o que por vezes nos leva a “esquecer” que a responsabilidade universal significa, que o que acontece com outras pessoas acontece connosco, somos responsáveis ​​por isso,  embora por vezes não o admitamos, li num qualquer lado , esta frase, que “ entre o nascer e o morrer, há o encontro com o desconhecido pela via do olhar, do gesto e da imaginação.”

Tive um professor de História – não me lembro agora do seu nome – que no primeiro dia de aulas nos pediu que escrevêssemos a frase “Não podemos  mudar os erros do passado, mas podemos compreender no presente que podemos mudar o futuro para não cometer os mesmos erros,  é por isso        que é importante  compreender e conhecer o passado”. Esta frase ficou sempre comigo e, por isso talvez, nunca me atrevi a desprezar o papel da história e da perspectiva global e preditiva que a mesma  nos apresenta. É por isso que nos aconselham que  devemos experimentar fazer o mesmo em relação à ciência. Talvez assim, sem sobranceria, pudéssemos compreender quem não sabe tudo sobre todos os assuntos e o caminho que escolhem é bastante perigoso, embora até perceba que as suas páginas na internet, em relação ao vírus (covid19),   onde muitos estão total e absolutamente errados,  se transformaram num ponto de encontro para todos aqueles que, independentemente do motivo, decidiram virar costas à ciência e acreditar na narrativa que mais jeito lhes dá (e há lá de tudo: negacionistas, conspiracionistas, egoístas ou gente simplesmente muito cansada e de discernimento perdido). Reconheça as coisas bonitas e maravilhosas à sua volta, abençoando-as e louvando-as. Por outro lado, não gaste tempo em criticar e lamentar o que hoje não funciona ao seu contento. Reconheça tudo o que deseja, para poder receber mais do mesmo.”(Rhonda Byrne - O Segredo)

Tudo isso não quer dizer que questionar o que não entendemos é seguramente positivo e procurar as respostas para as nossas dúvidas também. Mas quando falamos de temas que nitidamente desconhecemos (como a utilização de RNA mensageiro), devemos ter a humildade para ouvir as explicações de quem trabalha na área  e sabe bastante mais do que nós. Todos nós sabemos que a   Internet está cheia de “estudos que se qualificam como científicos”, as aspas são propositadas, assim como sabemos  que é possível arranjar estudos para provar quase tudo aquilo que quisermos, para isso basta ignorar todos os que contradizem a nossa opinião. Mas devemos ter a noção de que a  ciência, felizmente, tem um método, e para se chegar a determinadas conclusões é necessário avaliar a qualidade de toda a evidência existente. Como disse Albert Einstein.” A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.”

Neste caso concreto, a melhor evidência está do lado das pessoas que  utilizaram e utilizam as máscaras e dos governos que promoveram o  lockdown, (a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total) sendo que aqui, obviamente, é lícito discutir os custos sociais e económicos desta opção, pois esta medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do Coronavírus.   "Talvez não seja hoje, nem amanhã e nem depois de amanhã. Mas para quem acredita e insiste todos os dias - milagres acontecem."(anónimo)

Sem comentários: