WE ARE ABLE TO DO OUR BEST! “É das coisas, que os sonhos são feitos.” It is about things, that dreams are made." (William Shakespeare
sexta-feira, maio 23, 2025
“A esperança é o sonho do homem acordado.” (Aristóteles)
“A esperança é o sonho do homem acordado.”
(Aristóteles)
Não tenhamos medo de envelhecer; tenhamos isso sim, medo de deixar de ser nós mesmo para agradar aos outros. Nesta fase da nossa vida, escolhemos a nossa paz acima de qualquer coisa, e temos de inventar uma dificuldade para cada solução, conhecemos a arte de converter o fácil para o difícil através do inútil!
E, sabemos, ou temos a noção disso, que “á medida que acumulam poder, as burocracias se tornam imunes aos próprios erros. Em vez de mudar sua história para se adequar à realidade, elas são capazes de mudar a realidade para adequá-la a suas histórias.”(Yuval Noah Harari)
Nunca devemos esquecer que ao evitar o abuso de poder, a separação e o equilíbrio dos poderes garantem a liberdade individual e a proteção dos direitos dos cidadãos. A separação dos poderes é fundamental para a democracia e para a proteção das liberdades individuais. “A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.”(Barão de Montesquieu)
E quem ainda não percebeu isto, não percebeu nada. Ao contrário de Montesquieu não acreditamos no controlo do poder pelo próprio poder, na autorregulação que os denominados “gurus” do neoliberalismo defendem, com os resultados que são conhecidos e no aumento exponencial das desigualdades.
Temos a noção que nas eleições de domingo não ganhou ninguém! Muito menos aqueles que julgam que ganharam. Respeito a nossa democracia e os resultados eleitorais. Esforçar-me-ei sempre por compreender as razões e o mundo dos outros, mas... nunca respeitarei ideias nem protagonistas daqueles que querem que “o voltar ao regime antes do 25 de Abril de 1974”e muito menos quem os apoia. Como disse alguém, “a vida não é medida pelos obstáculos que encontramos, mas pela coragem com que os enfrentamos.”
Dizem alguns comentaristas políticos, que temos ”um novo país politico”, cheio de coisas velhas para resolver. Se não queremos acordar um dia num país que renegue a nossa história de liberdade e de democracia, o caminho começa agora. Porque relembremos como disse alguém : “só são vencidos os que deixam de lutar.”
Não sou nada de especial, tenho a certeza. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e tenho levado uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome será, em breve, esquecido. Nunca fui comunista, nunca estive sequer próximo de qualquer das suas facções, sou antes um individualista que entende e sempre entendeu a necessidade a cooperação dos outros e com os outros para ser livre. Na verdade quando alguém me chama de ‘esquerdalha’, "comuna" etc. está normalmente a reconhecer que sou contra a xenofobia, a misoginia, o racismo, a homofobia e os abusos de poder — e eu e o meu Júnior achamos isso simplesmente adorável! Sabemos melhor do que ninguém,” por muito que fisicamente parecemo-nos intactos, a verdade é que os rapazes inteiros que partiram não foram os homens estropiados que voltaram.” Como disse Chico Buarque: "Certas histórias não param de acontecer em nós, até o fim da nossa vida.”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário