terça-feira, novembro 17, 2020

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.”(Sun Tze)

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.”(Sun Tze

Todos sabemos que a imortalidade não é humana, envelhecer, por enquanto, não tem cura; entretanto, como disse o actor Martin Held, “todas as pessoas querem chegar à velhice, mas ninguém quer ser velho”. Por vezes esquecemo-nos que nada acontece na vida por acaso, para tudo há um motivo e uma solução, talvez não possa ser visto com clareza imediatamente, mas sê-lo-á antes que se passe muito tempo. Todos os seres humanos tem uma vida dupla: quando são levados pela emoção, e a da sua casa, quando se convertem em seres pensantes. Na verdade são as mesmas pessoas, mas com tempo (horas, minutos, dias) de diferença. A princípio pode parecer que a dor é mais forte que tudo, mas nunca duvide da sua força, ela é imensamente maior do que imaginamos. “Quanto mais apurada é nossa consciência sobre os sentidos, maior nosso potencial de controle. Conhecer o que sentimos é o primeiro passo para entender porque nos sentimos da maneira como nos sentimos. Se temos consciência sobre as mudanças constantes no  nosso ambiente interno e externo, podemos mobilizá-lo.”( Bessel Van Der Kolk)

Tenho, por vezes, a percepção que  o poder  de inspirar é raro, como diz a voz popular , “se a caminhada está difícil, é porque estamos no caminho certo”, sendo admissível que os  momentos de inspiração  talvez sejam bem  raros. Podemos  pensar que talvez não estejamos prontos, que o faremos numa altura mais conveniente. Só que não somos nós quem escolhe os momentos. São os momentos que nos  escolhem a nós. Ou agarramos  no que poderá ser a única oportunidade que temos, ou decidimos que estamos dispostos a viver sabendo que a oportunidade nos passou ao lado. ….. “a velhice é um estado de repouso e de liberdade no que respeita aos sentidos….. Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice”.(Platão)

 Devo confessar que todos nós temos alguma  tendência a isolar-nos e ficar ” em silêncio” sempre que algo ou alguém significativo nos  magoa ou desilude !... talvez seja a nossa defesa...como forma a deixar que  o tempo atenue essa “dor ou desencanto”, sabendo que  nunca podemos deixar de lutar por medo de errar ou de se “amachucar”. Alguém disse que as feridas com o tempo  curam-se, mas as oportunidades não voltam, e que não somos derrotados quando perdemos, mas sim quando desistimos. Em cada amanhecer, nasce não só um dia, mas também uma nova oportunidade de fazer diferente e fazer valer a pena viver a nossa vida. Por isso, se hoje não for possível, não deixe que o próximo dia seja mais uma oportunidade perdida. Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada….mas lembra-te que  a água escolhe o seu percurso de acordo com o terreno que atravessa……. assim, concentra-te nos pontos fortes, reconhece as fraquezas, agarra as oportunidades e protege-te contra as ameaças. ” (Sun Tze)

Sem comentários: