quinta-feira, outubro 08, 2020

“Vivemos num tempo de meios perfeitos e de fins confusos.”(Albert Einstein)

 “Vivemos num tempo de meios perfeitos e de fins confusos.”(Albert Einstein)

Nem sempre temos a noção que toda a nossa vida é feita de momentos. Momentos que todos temos que passar, sendo bons ou menos bons, para a nossa próprio aprendizagem, e nunca devemos esquecer o mais importante: Nada nesta vida acontece por acaso, pois tudo tem um motivo e uma solução. Mas absolutamente nada, pois tudo na vida tem um propósito. É por isso,  que temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível.  A vida nem sempre segue a nossa vontade, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser.” Embora nós não entendamos. Nada acontece por acaso, no fundo as coisas têm os seus planos secretos.”(Carlos Ruiz Zafón)

Entre muitos e avisados conselhos, Maquiavel ensinou, nomeadamente, que o maus acontecimentos devem acontecer de uma vez só, enquanto os bons são para acontecerem aos bocadinhos. Nestes tempos em que tudo temos de tentar fazer para nos adaptar a um novo e diferente modelo de viver a vida, temos de ter consciência que o desafio é admitir que temos medo, suficiente para aderirmos às medidas de protecção, mas sem se tornar obsessivo ou até paralisante, porque a vida não pára, temos é de saber viver com inteligência e, sem correr riscos desnecessários, sendo necessário manter bem os pés na realidade, pois a desinformação que nos rodeia causa um maior sofrimento. "Todo conhecimento é interessante para um homem sábio, e o conhecimento da natureza é interessante para todos os homens."( Matthew Arnold)

Também admito que cresci, como muitos de nós, com essa ingénua crença de que o mundo devia ser como nós achávamos que devia ser e, quando as coisas não eram como queria tentava sempre replicar, o que me levou a criar um “ retracto  mental daquilo que, teoricamente seria o mundo ideal”, e é nesse sentido que a tolerância da incerteza, tem a ver com a capacidade de sentir que aconteça o que acontecer, tudo vai ficar bem, porque há uma mão que nos ampara por dentro. “Os momentos especiais de hoje, são as memórias de amanhã.”(Aladdin)

 Entretanto, todos temos de crescer e ver as coisas como elas são e não como nós gostávamos que elas fossem, e de um modo geral somos levados a considerar como uma excelente estratégia para preservarmos a nossa saúde mental e enriquecer a nossa felicidade de viver, que é não só criar, mas também manter boas relações ao longo da vida ,e  como beneficio aumentar a nossa esperança média de vida! Existem coisas piores que estar sozinho (o pior é sentir-se sozinho!), mas geralmente leva décadas para entender isso e quase sempre quando entendemos é tarde demais. E não há nada pior que só venhamos a compreender as coisas  tarde demais! “Neste mundo nada pode ser dado como certo, à excepção da morte e dos impostos…..A tragédia da vida é que ficamos velhos cedo demais. E sábios tarde demais.” (Benjamin Franklin)

Sem comentários: