quinta-feira, outubro 22, 2020

“Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever.” (Clarice Lispector)

 “Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever.” (Clarice Lispector)

QUANDO É QUE ISTO ACABA? Ninguém sabe…até porque temos a nítida sensação que ainda não chegámos ao fundo. No meu ponto de vista os humanos estão preparados e equipados para antecipar e sobreviver a estas ameaças. É, por isso que  no  meu entendimento estes são tempos em que todos temos o dever de  agregar toda a sociedade em torno do mesmo objectivo, que é sairmos desta crise sanitária e da consequente recessão económica mais fortes e capazes de alicerçar uma sociedade mais rica, justa e solidária. Talvez, neste sentido, a pandemia possa ser uma oportunidade para a construção de uma sociedade melhor, se soubermos aprender alguma coisa com ela. Como disse o então presidente dos Estados Unidos John Kenedy:Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.” Pois cooperar é encontrar uma nova forma de voltar, mas num novo e diferente registo – é essa a oportunidade.

Entendo que é sempre o momento de relembrar que, para além de direitos, todos temos, com a mesma intensidade, deveres cívicos e, neste caso, temos o DEVER de, solidariamente, tudo fazer para combater a pandemia e evitar mais mortes dos nossos concidadãos. Alimentar nesta altura factos políticos e discussões estéreis,  é contribuir para que o vírus se propague com consequências trágicas para todos. Há que ter lucidez e muito realismo, porque senão naufragamos todos no mesmo mar!!! As pessoas tendem a esquecer dos seus deveres mas lembrarem dos seus direitos.(Indira Gandhi)

 Como diz um amigo meu a “imbecibilidade” está em todo lado, e lamentavelmente   reproduzem-se  como coelhos e as suas capacidades vão aumentando de forma exponencial, isto é, quantos mais imbecis vamos tendo, mais burros eles nascem. Esta gente que descobre intentonas e conspirações por trás do uso obrigatório de máscaras, mascarando a sua imbecilidade com argumentos da treta é um verdadeiro perigo para a saúde pública. Temos o dever e a obrigação de desmontar esta narrativa antes que seja tarde.” Em presença de imbecis e loucos, há somente um caminho para mostrarmos nossa inteligência: não falar com eles.”(Arthur Schopenhauer)

Não são tempos para virar as costas uns aos outros, é a altura de dar as mãos para levar o barco em frente,  tentando sobreviver à tempestade com competência e bom senso, tirando partido do que as vozes da experiência aconselham, sem medo mas com tranquilidade, tendo a noção de que um construtivo dialogo intergeracional  com a noção de que as exigências do futuro não se compadecem com sectarismos e vaidades  sem sentido ou egoísmos vãos. Temos de aprender a caminhar, com o medo, a cuidar – de nós e dos outros – e a enquadrar-se como viver num mundo diferente. Nos tempos de hoje, todos somos poucos e acima de tudo temos de  querer contribuir para arranjar soluções e não para incrementar os problemas. “Os regulamentos e as leis, era preciso não esquecê-los, é preciso não esquecer que sem os regulamentos e as leis não haverá ordem, era preciso não esquecê-los e defendê-los para me defender.” (Clarice Lispector ) 

Sem comentários: