sexta-feira, setembro 25, 2020

TODOS DEPENDEMOS UNS DOS OUTROS….!”(Viriato Soromenho Marques)

 TODOS DEPENDEMOS UNS DOS OUTROS….!”(Viriato Soromenho Marques)

No meu entendimento a grande oportunidade nestes tempos de “instabilidade emocional” que todos sentimos, é podermos interrogarmo-nos  se conseguimos deixar ás gerações seguintes um “mundo” onde possam sonhar o futuro, do mesmo modo que as gerações do passado nos deixaram um “mundo” onde fomos capazes de sonhar o nosso futuro. Eu diria mais tivemos essa sorte na qual não estamos a ser dignos! Temos de merecer este planeta, pois não conhecemos outro, nem no sistema solar nem na galáxia, salvando-o para o futuro. Chegou o momento de pensarmos se somos capazes de deixar como herança a possibilidade de sonhar com o futuro para as gerações seguintes? Como disse Fernando Pessoa: “Para ser grande sê inteiro:  Nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és. No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.

Chegou o momento de percebermos que um dos maiores erros que cometemos foi a arrogância do controle, a arrogância do saber, a arrogância de que nós resolvemos tudo, não podemos agora substituir a arrogância de um optimismo idiota pela arrogância de um pessimismo sem esperança. Temos de ter a percepção não só do saber e do ser, mas e fundamentalmente o saber ser optimista critico, o saber ter um optimismo voluntarista, o saber ser um optimista activo e um saber ter um optimismo transformador da sociedade onde vivemos. Temos de saber e querer acreditar no futuro através de actos que acompanhem e realizem as palavras. ”Temos de mudar de vida. Não temos de mudar apenas o modo como fazemos as coisas. Temos de mudar as coisas que fazemos.”(Viriato Soromenho Marques-filósofo)

Devemos ter em atenção de que o  que fazemos para os outros define quem somos, e o que  os outros fazem para nós depende do nosso ponto de vista, por isso a criação de oportunidades depende apenas de nós, mas se esperamos  que as mesmas apareçam é, na realidade depender dos outros, e que a melhor forma de vivermos nestes tempos é percebermos as nossas limitações.  A criação de uma oportunidade é uma libertação da nossa intuição criativa, esperar que apareçam é depender da sorte! Já li em qualquer lado que “não dependemos da opinião dos outros para conquistarmos os nossos ideais; dependemos é de nós mesmos para conquistarmos nossos sonhos”. Temos de saber viver  aceitando a nossa falta de controlo sobre a nossa própria vida, e percebendo que não controlamos tudo, ou no dizer do padre brasileiro Fábio de Melo: “ O que nos faz amigos é essa capacidade de sermos muitos, mesmo quando somos dois. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos.”  

Sem comentários: