terça-feira, setembro 29, 2020

 “A BELEZA DAS COISAS EXISTE NO ESPIRITO DE QUEM AS CONTEMPLA!”(
David Hume)

Há quem diga que a grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe, talvez por isso somos levados a acreditar que é com esforço e trabalho que passamos dos sonhos à realidade. O que importa é o quanto nos aproximamos onde realmente queremos chegar, e na pessoa em que nos transformamos durante todo processo, nestes tempos que não são os nossos. Como disse Paulo Coelho. “Quem deseja percorrer um caminho longo, tem que aprender que a primeira lição é superar as decepções do início.”

A confiança e sensação de segurança constroem-se todos os dias, neste “novo e diferente normal” que inclui viver o dia a dia com o “sentido e a percepção de que há um vírus que pode ser fatal”, mas que não podemos deixar de viver. O paradoxo de tudo isto é que também percebemos que sozinhos não iremos longe, e que unidos teremos mais recursos e seremos mais fortes. Acreditar nas pessoas é estar grato pelo passado, que é a nossa história de vida, viver o presente em todos os momentos e reaprender a viver a vida com sabedoria no relembrar como alguém disse que “as pessoas  perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”

 Nunca como hoje tivemos o sentido da responsabilidade de que teremos de mudar a forma como vivemos neste planeta. Se não o fizermos, vamos pagar um preço muito alto, nestes tempos que são difíceis para todos, em que estamos a atravessar momentos incertos e em que nos “dizem” que precisamos de “evitar a rua e os contactos humanos de modo a garantir o controlo deste vírus”, pois como alguém disse “teremos que ter consciência que só há duas maneiras de enfrentarmos esta pandemia: cumprir as regras de higiene e aparecimento de uma vacina.” E por agora, só ainda uma delas está ao nosso alcance! “Nenhum de nós sabe o que existe e o que não existe. Vivemos de palavras…… Há momentos em que deparamos com outra figura maior, que nos mete medo. A vida é só isto?” (Raúl Brandão)

Se  ainda não sabemos, nem ninguém sabe,  quanto tempo isto irá durar, mas não podemos deixar o medo ocupar as nossas mentes. É tempo de ter esperança e de acreditar que os  dias melhores irão chegar,  e todos nós nos iremos adaptar ao “novo modelo de viver”. Enquanto isso, vamos buscar as forças necessárias - aquele canto que escolhemos como nosso – que nos conforta e nos dá segurança. Vamos ligar para os amigos, as pessoas que amamos e lembrá-las constantemente do quanto as admiramos e de como é importante que todas se cuidem e cumpram as regras de saúde. Pois, não tenhamos dúvidas que tudo isto irá ser passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas gerações. Que façamos destes dias difíceis uma aprendizagem sobre a vida e nós mesmos.“ Determinação, coragem e autoconfiança são factores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”(Dalai Lama)

Sem comentários: