sexta-feira, agosto 14, 2020

“O sinal mais seguro da sabedoria é a constante serenidade.”( Montaigne)

 “O sinal mais seguro da sabedoria é a constante serenidade.”( Montaigne)

 Devemos ser sensatos como os adultos, mas curiosos como as crianças. Devemos reflectir como os idosos, mas explorar o mundo como os adolescentes É preciso ter serenidade e lucidez de saber esperar. Chegámos a um ponto em que, graças à democracia do século XX, “os humanos que se consideram modernos” acham que todos os pontos de vista, ainda que diametralmente opostos, são equivalentes e respeitáveis. Isto é, como se a realidade não existisse, como se o simples facto de pensamos uma coisa a tornasse verdade. Esta multiplicidade de perspectivas pode parecer um trunfo precioso, mas, na verdade, conduz a uma geração de pessoas que não conseguem chegar a acordo sobre nada …nem sequer evoluem na sociedade, como sabemos há par aí nas redes sociais uma máquina de ódio impossível de parar, que continua activa e cujo modelo é seguido mundo fora por partidos, clubes de futebol, movimentos sociais e tudo o que vive da polarização e divisão."...e eu não alinho nisso….!“Acima de tudo sê verdadeiro para  ti mesmo, e daí se seguirá, tão certo como a noite segue o dia, que homem nenhum poderá ser falso.” (Shakespeare)

Nestes tempos que agora passamos, aparecem por aí uns “iluminados” que considero seres sem vergonha e desprezíveis, que “parecem” não saber em que planeta vivem tais criaturas, que debitam sobre tudo, mas sem nada perceberem? E, são assim porque entendem que os outros acham que são mais inteligentes se forem “militantes” da brigada do “bota-abaixo”? Na realidade nunca tem, nem apresentam nada de positivo que possam aportar à sociedade, e só são capazes de sobreviver num contexto de escárnio e maldizer? Há os que fazem, e há os que falam. Estou como sempre estive com os primeiros……! Como disse Bernard Shaw:“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada”.

Que tenhamos coragem para mudar as coisas que podem ser mudadas, serenidade para aceitar as coisas que não podem ser mudadas e sabedoria para distinguir umas das outras. Ser paciente e saber esperar não é uma tarefa fácil, mas é preciso aprender a lidar com esse tempo. Parece que, em geral, temos mais o que fazer num só dia , de tal modo que talvez o não possamos concluir, por isso, andamos sempre apressados. Como disse o escritor John Maxwell: “O pessimista reclama sobre o vento, o optimista espera que ele mude e o sábio organiza as velas.”

Entretanto, não há outra saída quando o assunto é espera, porque ela faz parte da vida humana, e praticamente todos nós estamos a esperar alguma coisa vivemos num  mundo de agitações. A busca por um momento de paz e tranquilidade nesse mundo caótico é mais que necessária. Aqui apetece-me parafrasear Sócrates, ( o filósofo) “eu sei que nada sei, pois tudo o que sei denuncia o quanto não sei e revela a minha ignorância.”

Sem comentários: