quinta-feira, janeiro 09, 2020

“Ainda bem que eu posso sonhar com o amanhã.” (Clarice Lispector)


Ainda bem que eu posso sonhar com o amanhã.” (Clarice Lispector)

“Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida”.(Sigmund Freud)

 Todos nós certamente em determinados momentos da vida nos interrogamos sobre o que é que na nossa vida nos “torna orgulhosos?” Todos nós conseguimos muitos feitos na vida, alguns até podem ter pouca importância para os outros, mas tem muita importância  ou muito significado para nós,  embora não reconheçamos isso na maioria das vezes. Quantas vezes, ou se já alguma vez, nos interrogamos sobre o que já alcançámos?  Há quem aconselhe a treinar incansavelmente o  seu cérebro com essa pergunta e mantenha-a sempre na frente de seus pensamentos. “O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página.”(Santo Agostinho)
Todos nós, em certos momentos  na nossa vida já, pusemos “para detrás das costas” ”mil coisas que deixamos para amanhã”, com o sentido de  as  viver depois. Quantas vezes já pensámos: “eu devia ter feito isso antes…” ou "hoje vou falar com … "? Mil vontades a que não damos ouvidos. Ou porque não achamos certo, ou porque achamos que não tem de ser. E, depois passou o tempo e nada aconteceu! Não podemos deixar a felicidade para amanhã, pois o amanhã pode nunca chegar… Assim como também não devemos nos queixar constantemente das coisas que deixamos de fazer! Todos nós temos momentos menos bons ou menos felizes, momentos de fraqueza, de dúvida, de insegurança, de "não sei se deva" ou de "será que faço bem?", momentos em que nada parece ter sentido e em que nos sentimos perdidos, num mundo que não é o nosso. Por vezes precisamos apenas de alguns segundos, para respirar fundo e voltar a caminhar em frente, mas, outras vezes precisamos mesmo de uma pausa, de descansar do mundo, de parar. Como disse Tolentino Mendonça: “Estamos ali como se estivéssemos num qualquer lugar perdido, rebuscando entre silêncio e escombros”.
Chega um momento que a vida adquire um significado, que os segundos se tornam importantes .Chega um momento que nos cansamos de estar de  braços cruzados, de ouvir as mesmas coisas, da tristeza, da solidão, da falta de perspectiva, da falta de sonhos, de interesse, do vulgar. Chega um momento que não queremos mais só ficar, não queremos mais festas, não queremos deitar-nos sozinho sonhando com alguém. Ou seja, vai chegar um momento em que nos cansamos de ser insignificantes e vamos começar a ser alguém. “Momentos de fraqueza na vida qualquer um os poderá ter, e, se hoje passámos sem eles, tenhamo-los por certos amanhã”.(José Saramago)
Ora tudo isto não é mostrar fraqueza nem tão pouco significa baixar os braços. É preciso ter coragem e gritar bem alto para ser imperfeito. Aceitar e abraçar as nossas fraquezas e amá-las. E deixar de lado a imagem da pessoa que devia ser, para aceitar a pessoa que realmente somos. É preciso esperar - sim, porque as coisas vêm no tempo certo e o tempo certo não é quando tu queres e decides!  Aliás, é muitas das vezes em momentos assim que nos reencontramos, que nos damos aos outros e arriscamos dizer "preciso de ti", que sorrimos ao ser abraçados por quem nos quer bem independentemente de tudo, que falamos sem receio de ser julgados, que ganhamos coragem e recuperamos forças, que fazemos as pazes com a vida e até connosco. Que somos nós mesmos, sem rodeios. Que sentimos mais. E que recomeçamos. De coração cheio e alma firme.”(por aesperaparavoar) 

Sem comentários: