quarta-feira, novembro 27, 2019

“Vivemos uma vida, sonhamos com outra, mas a verdadeira é a que sonhamos”( Jean Guéhenno)


“Vivemos uma vida, sonhamos com outra, mas a verdadeira é a que sonhamos”( Jean Guéhenno)

“Não há nenhum psiquiatra no mundo como um cão lambendo seu rosto.” (Bern Williams)

 Há quem diga, ou até aconselhe que,  por  vezes, precisamos de partir de um sítio, de uma relação, de um trabalho ou dum espaço. Precisamos de abraçar a angústia do incerto, do como vai ser depois da partida,  precisamos de questionar porque estamos a sofrer, porque nos sentimos exaustos, porque permitimos que nos tratem mal, porque nos sentimos com menos valor porque permanecemos onde não há amor. Na solidão da escuridão, quase consegui sentir a finitude da vida e sua preciosidade. Não damos valor, mas ela é frágil, precária, incerta, capaz de terminar a qualquer momento, sem aviso. (John Grogan)
Na realidade somente os animais nos amam independente de como somos fisicamente, da nossa classe social, da nossa fama, profissão, do local onde moramos e de tantas outras coisas às quais os seres humanos se apegam. Nada disso importa para eles. Tudo o que querem é se sentir amados da mesma forma que eles amam: incondicionalmente. Mesmo sem falarem comunicam com o olhar, com os gestos e com o rabo que não para de abanar. “Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um cão que não queria ser cão e era cão como nós.” (Manuel Alegre)
O meu cão não fala, mas com seu olhar comunica melhor do que qualquer outro ser na Terra. Ao seu lado eu respiro amor, paz e liberdade. O meu cão é a minha vida. Diz o ditado “O cão é o melhor amigo do homem”. Sim, é verdade! Um amigo que não fala, mas sabe expressar o seu amor. Um amigo que não te julga e nem te critica, um amigo que não olha se és rico ou pobre, se moras numa mansão ou nas ruas; para eles se tiverem comida e água é o bastante... um amigo leal... um amigo que dá amor e carinho, e precisa de amor e carinho também. Ame o seu amigo, entenda o seu amigo, seja amigo do seu melhor amigo.” De todos os animais da criação, o homem é o único que bebe sem ter sede, come sem ter fome e fala sem ter nada que dizer. (John Steinbeck)
É por isso, que por vezes precisamos mesmo de olhar bem fundo para dentro de nós para perceber porque continuamos em lugares escuros, frios e sem vida onde não conseguimos prosperar e respirar, precisamos mesmo de parar de acusar e assumir a responsabilidade de nos sentirmos em partes. Nenhum trabalho, relação, sítio ou espaço é mais importante que o nosso respeito, dignidade, verdade, congruência e amor. A maioria das pessoas passa pela vida a tentar escapar a acontecimentos inesperados. Na caminhada da vida...Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias. A vida é feita assim.. A vida gosta de mistérios…Mas não podemos pensar que são as nossas circunstâncias que definem a pessoa que nós somos, pois aquilo que somos, somos nós mesmos independentemente das circunstâncias actuais que são sempre passageiras. Acredita que tu és capaz de realizar tudo. Porque o “ser capaz” define-nos como humanos. Não te deixes enganar pelas circunstâncias, que te podem querer provar o contrário. Acredita que podes aprender tudo aquilo que quiseres e te fizer falta. Porque a capacidade de aprender define-nos como humanos. Acredita que tens tudo o que precisas independentemente do que te possam estar a mostrar neste momento as tuas circunstância, se agires de acordo com a tua natureza poderosa e assumires o poder que tens… A vida segue seus próprios percursos, suas próprias regras e suas próprias razões. Cabe a nós a sabedoria da aceitação e da apreciação da viagem. “Muitas pessoas passam a vida a reclamar sobre seus problemas. Eu sempre acreditei que se  levassem um décimo da energia que colocam para reclamar e aplicassem para resolver os problemas, ficariam surpresos com o quão bem as coisas podem funcionar. "( Randy Pausch)

Sem comentários: