quinta-feira, novembro 07, 2019

“O verdadeiro sonhador é aquele que sonha o impossível.“(Elsa Triolet)


“O verdadeiro sonhador é aquele que sonha o impossível.“(Elsa Triolet) 
  
“Ficar louco de vez em quando é necessidade básica para permanecer são.”(Osho)

Como dizia Osho viver constantemente preso numa rotina de trabalhos, no seu dia a dia e responsabilidades, é pedir para que mais tarde o mais cedo, nos venhamos a sentir que estamos a “ enlouquecer”. É por isso, que para não perder o ânimo e ter mais força para seguir em frente, precisamos, de vez em quando, de sentir que  "perdemos a cabeça". Mas o que é que Osho quis dizer com isto? Significa apenas e só seguir o coração em vez do cérebro, seguir o prazer no lugar da razão. Basicamente, “ficar louco” é mergulhar de cabeça naquilo que te faz feliz, sem pensar muito nas consequências. Ser íntegro, integral, “inteiro”, significa que abraças tudo o que tu és, forças e fraquezas, pois tanto umas como outras contribuem, a seu modo, para conquistares o teu lugar único no mundo. Assume umas e outras com alegria. Não caias na cantiga de que tens de provar ser melhor que alguém ou de teres de provar o teu valor. “Uma vez que abandonemos as expectativas, aprendemos a viver.”(Osho)
Precisamos ter orgulho das nossas particularidades e não passar a vida apenas tentando copiar o que é alheio. Ama o facto de seres genuíno, pois esta é uma das qualidades mais admiráveis que alguém pode ter. “Nunca existiu uma pessoa como tu antes, não existe ninguém neste mundo como tu  agora e nem nunca existirá. Vê só o respeito que a vida tem por ti. Tu és uma obra de arte — impossível de repetir, incomparável, absolutamente única.”(Osho)
Acontece que por vezes, somos gratos e insatisfeito ao mesmo tempo, pode parecer um paradoxo mas penso que é um dos segredos para realizar grandes coisas, tanto mais que gratidão é a maior medida do carácter de uma pessoa. Há pessoas que pensam que serão felizes quando tiverem tudo aquilo que querem…não é verdade. Penso que somos felizes na superação, e no processo de superação: Ter um pouco menos do que aquilo que gostaríamos de ter, procurar sempre atingir mais e melhores resultados, chegar a cada vez mais pessoas, viver com alguma  insatisfação,tudo isto faz parte da felicidade. “Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas ensinaram-me  a tolerância, a simpatia, o auto-controle, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria ou perceberia todas essas sensações.”(Napoleon Hill)
Alguém disse que a gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã e há aquele momento em que sabemos que  existem sempre pessoas numa situação pior do que aquela em que nos encontramos . Por isso, vive com energia elevada, vive em superação pessoal constante, e tenta sempre atingir uma melhoria constante. Não deixa no entanto, ser interessante pensar que “viver feliz” é igual a “viver insatisfeito”. Eu até acho que isso é verdade: Viver na luta por uma causa ou um objectivo. Acredite na vida. Lute com garra e determinação pelos seus objectivos. Tenha consciência de seus obstáculos, pois esse é o processo, que é o jogo da vida, faz parte da felicidade. E eu penso que a vida é isso. A vida feliz é apreciar o processo de viver: dar o nosso melhor, apreciar as coisas pequenas e as coisas grandes do dia-a-dia, apreciar as pessoas que estão à nossa volta, viver em amor, viver o que tem de ser vivido. “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.”(Epicuro)

Sem comentários: